Notícias -Lançamentos

Volkswagen Golf e Golf Variant chegam mais potentes e equipados

Motor 200 TSI Total Flex passa a 128 cv e vem combinado à transmissão automática de 6 marchas. Golf GTI tem potência elevada para 230 cv. Sistema de infotainment ganha tela de 8” em todas as versões. Modelos trazem mais conteúdo de série, com simplificação da oferta
 Ícone global da Volkswagen, o Golf traz novidades mecânicas, visuais e na estrutura de ofertas, tornando-se ainda mais atraente. As mudanças se estendem ao Golf Variant, que também passa a oferecer ainda mais qualidades. Os modelos chegam às concessionárias da marca a partir deste mês e fazem parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no Brasil, com 20 lançamentos até 2020.

Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Golf é oferecido em três versões – Comfortline, Highline e GTI. As novidades para o hatchback são a adoção da transmissão automática de 6 marchas para a versão Comfortline, combinada ao motor 200 TSI Total Flex, que passa a desenvolver até 128 cv; e o incremento de potência para o GTI, cujo motor 350 TSI agora entrega 230 cv.

O Golf Variant, fabricado na planta de Puebla, no México, é oferecido nas versões Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 250 TSI Total Flex de 150 cv, combinado à transmissão automática de 6 marchas.


Em todas as versões, Golf e Golf Variant ganharam mais itens de série. Houve também uma simplificação na estrutura de oferta dos produtos, com redução dos pacotes opcionais, sem perda de conteúdo.

Entre os equipamentos disponíveis de série para todos os modelos na linha 2018 estão luzes de uso diurno (DRL) de LED, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect (o Golf GTI traz de série o sistema Discover Media), câmera traseira para auxílio ao estacionamento e lanternas traseiras de LED, entre outros.

Estratégia Modular MQB


Primeiro modelo Volkswagen fabricado no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB, o Golf utiliza em sua estrutura aços conformados a quente, de alta e ultra-alta resistência, que permitem reduzir o peso total do veículo (o que colabora para a redução do consumo de combustível) e garantem elevados índices de segurança.

O alto nível de segurança garantiu ao Golf cinco estrelas na proteção para adultos e crianças nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Os testes ocorreram em 2017, já sob o protocolo atualmente em vigor no Latin NCAP.

Desenho icônico tem novidades


O desenho do Golf é um ícone para a Volkswagen. Para 2018, a atualização das linhas trouxe ao hatchback ainda mais modernidade. Foram adotadas várias soluções em detalhes. Os para-choques foram redesenhados, assim como os faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED para todas as versões; nas versões Highline e GTI o Golf passa a contar com oferta de faróis de LED, em substituição aos de xenônio.

A traseira do Golf traz nova linguagem. Também foram alteradas as rodas dos modelos e as lanternas traseiras, que passam a ser de LED para o Golf e o Golf Variant.

Na dianteira, a ligação da grade do radiador com os faróis ganhou uma nova faixa cromada (no GTI essa faixa é dupla, cromada e vermelha). As entradas de ar na parte inferior do para-choque colaboram para enfatizar a largura do Golf.

Outro detalhe estético: o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque.

Para as versões Highline e GTI do Golf é oferecida a função de animação para os indicadores de direção (os piscas “fluem” no sentido indicado).

Nessas versões, o Golf também pode ser reconhecido, na traseira, pela mudança de posição dos LEDs quando se aciona os freios do carro. Semelhante ao que ocorre no Volkswagen Passat, os LEDs passam da horizontal para a vertical quando os freios são acionados.
No Golf Variant, o novo para-choque traseiro traz mais elegância e aparência mais alongada.

Versatilidade em família


Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo.

Rebatendo-se os bancos traseiros, a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O porta-malas do Golf Variant tem 1.055 mm de comprimento – até os encostos dos bancos da frente são 1.831 mm.


Interior com mais itens de tecnologia

O Golf e o Golf Variant 2018 contam também com novidades em seus interiores. Oferecido de série para as versões Comfortline e Highline (Golf e Golf Variant), o sistema de infotainment Composition Media foi modificado e agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho “envidraçado”, mais limpo (há apenas dois botões “físicos”) e com aparência de um tablet.

O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth.

O sistema Discover Media, que integra navegador, é item de série para o Golf GTI e oferecido como opcional para as versões Highline.

O Golf GTI também ganha, de série, o Active Info Display, quadro de instrumentos totalmente digital e programável em uma tela colorida de 12,3 polegadas. Nela, as informações de navegação podem ser implementadas em 2D ou 3D. A resolução de 1.440 x 540 pixels garante representação precisa e sofisticada de todos os detalhes.

Há cinco perfis diferentes de informação no Active Info Display, alterando os dados apresentados. O motorista pode escolher entre os modos “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. Dados como imagens dos contatos do telefone e capas de álbuns do sistema de infotainment podem ser exibidos no painel.

Alterações nos motores e transmissões


Golf e Golf Variant são equipados exclusivamente com motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. Esses recursos são a base da tecnologia TSI, permitindo o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.

Motor 200 TSI Total Flex. A versão Comfortline do Golf é equipada com o motor 200 TSI Total Flex, que agora gera potência de até 128 cv a 5.500 rpm com etanol (ganho de 3 cv, obtido por meio de nova calibração do motor).


O motor tem potência máxima de 116 cv (85 kW) quando abastecido com gasolina, também a 5.500 rpm. O torque máximo é de excelentes 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm. Já a 1.500 rpm o motor oferece quase 90% de seu torque (175 Nm, ou 17,8 kgfm), o que se traduz em respostas instantâneas ao acelerador e muita agilidade no trânsito ou em estradas.

Os números de desempenho e consumo de combustível do Golf Comfortline TSI comprovam as virtudes da tecnologia TSI. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, quando abastecido com etanol.

A autonomia do modelo é exemplar: com gasolina, percorre 11,4 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Com etanol, são 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Números obtidos conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012.

Outra novidade para a linha 2018 é a combinação inédita do motor 200 TSI com a transmissão automática de seis marchas, que substitui nessa versão a transmissão manual anteriormente oferecida.

É o mesmo câmbio oferecido para a versão Highline, de código AQ250-6F, com conversor de torque e função Tiptronic – as marchas podem ser trocadas manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas no volante.

Motor 250 TSI Total Flex. O Golf Highline e o Golf Variant nas versões Comfortline e Highline são equipados com o motor 250 TSI Total Flex.

Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

O motor é combinado à transmissão automática de 6 marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic AQ250-6F.

O Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge 203 km/h de velocidade máxima (esse desempenho é obtido com etanol ou gasolina).

O Golf Variant também entrega desempenho de esportivo, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo a velocidade máxima de 207 km/h (dados com etanol; com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima).


Motor 350 TSI. O motor 350 TSI que equipa o Golf GTI está mais potente. Agora são 230 cv, ganho de 10 cv sobre a versão anterior. Assim como ocorreu com o 200 TSI, o acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor.

A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.

Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.

Mais equipamentos de série e mudanças nas versões


Golf e Golf Variant, que já contavam com listas de itens de série bastante completas, estão ainda mais equipados na linha 2018.

Na versão Comfortline, Golf e Golf Variant passam a ser equipados com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo).


Também passam a trazer retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED.

Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic.

Como parte do processo de simplificação da oferta, o Golf e o Golf Variant Comfortline oferecem como opcionais apenas teto solar e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”.

Golf e Golf Variant Highline trazem os mesmos itens do Comfortline, acrescidos de sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros trazem função de aquecimento).

Como opcionais há teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Karlskoga” e o pacote Premium, que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media.

O Golf GTI agora vem de série equipado com o Painel Digital Programável (Active Info Display); sistema de infotainment Discover Media com navegação integrada; lanternas traseiras em LED 3D; câmera traseira para estacionamento e sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial). Além dos bancos esportivos com exclusivo revestimento de tecido xadrez.

Como opcionais o Golf GTI passa a oferecer teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC); sistema Park Assist 2.0; faróis de LED; lanternas traseiras com LED sequencial; sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); sistema de controle do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.

Direção progressiva. O Golf GTI é equipado de série com direção progressiva, sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com a direção progressiva, é preciso girar o volante apenas 360° de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°. Explicação: os sistemas de direção convencionais trabalham com uma relação de redução constante.

A direção do Golf GTI opera com relação de redução progressiva. Isso diminui o trabalho do volante perceptivelmente em manobras e ao estacionar. Em estradas secundárias com muitas curvas fechadas, ou ao fazer curvas rápidas, o motorista sente uma melhoria no comportamento do carro, graças às respostas mais diretas.

Eletrônica para a segurança


A Estratégia Modular MQB permite a adoção de diversos recursos de conveniência e segurança para o Golf e o Golf Variant. Entre eles, estão:

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). Golf e Golf Variant são equipados com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.


Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS+). O XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do veículo. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.

Além disso, o XDS+ funciona em quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa.

Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).


Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.    

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.


City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo trafegando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Detector de fadiga. Esse sistema detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.


Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.


Park Assist 2.0. O sistema de assistência ao estacionamento facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pelo botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Sete airbags e freios a disco. Todos as versões do Golf e do Golf Variant são equipadas com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista).Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD. 


Opções de cores

Em relação às cores, as versões Comfortline e Highline do Golf possuem cinco opções: Preto Ninja, Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas e Cinza Platinum (metálicas). O Golf GTI oferece as mesmas opções, exceto pela perolizada Preto Mystic (em substituição à Preto Ninja) e a metálica Prata Snow.

O Golf Variant tem como opções as cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada)


Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.