Eleito Carro do Ano na Europa em março, no Salão do
Automóvel de Genebra – uma das premiações mais importantes do mundo –, o XC40
acaba de chegar ao mercado brasileiro já com números importantes comemorados
pela Volvo Cars. A fabricante sueca priorizou sua atual carteira de
clientes, por intermédio da rede de concessionários, além de sua base de CRM,
e desde 15 de janeiro até o momento, contabilizou 1.000 reservas do modelo. A
ação também ofereceu 70 unidades da edição First Edition, esgotadas em 25
horas. Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 foi
apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona (Espanha), e é
oferecido em três versões de acabamento: T4, T5 Momentum e T5
R-Design. “Com o XC40, a Volvo vai oferecer ao consumidor, pela primeira vez em sua
história, três utilitários esportivos globais voltados ao segmento que
mais cresce no mundo. Acreditamos que esse modelo será mais um sucesso da
marca, pois traz soluções inovadoras e recursos que o posicionam acima de seus
concorrentes, dimensões de um verdadeiro SUV, inovações em conectividade, o
motor mais potente da categoria e novos sistemas de segurança oferecidos
também no XC60 e XC90”, afirma Luis Rezende, presidente
da companhia. As versões T5 Momentum First Edition e T5 R-Design First
Edition, já esgotadas, trazem um pacote especial de equipamentos, incluindo
câmera 360°, assistente de estacionamento paralelo e perpendicular (Park
Assist), sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert,
bancos dianteiros com aquecimento, bancos traseiros rebatíveis eletricamente
com acionamento pelo porta-malas e sistema de alerta em caso de colisão
traseira. O XC40 é o primeiro modelo a
utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture).
Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente
eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a
CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse
segmento. A versatilidade dessa plataforma modular permite reunir em
um só automóvel design refinado, interior sofisticado e recursos ainda mais
avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o XC40 em uma condição de
superioridade no segmento. Prova disso são as medidas do novo utilitário esportivo, que se destacam de seus concorrentes diretos. Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um grande entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes. Design jovial, sofisticação e
soluções inovadoras O XC40 segue a expressão pura do design
escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O exterior
combina um capô longo e largos para-lamas que confirmam a presença imponente
do modelo. A forte personalidade da dianteira, a exemplo do XC60 e do XC90, é
expressada pelo mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED
System incorpora quatro funções aos faróis do
veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que
acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático
que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento
automático do facho do farol, de acordo com a carga do veículo; e Daytime
Running Lights (DRL) com acendimento automático, no qual a luz diurna em
formato “T” (Martelo de Thor) contribui para a visualização do veículo, mesmo
em dias muito claros. O sistema LED também está presente conjunto de iluminação
dos faróis de neblina. Na traseira, a lanterna característica se identifica com
os novos SUVs da Volvo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um
desenho marcante que invade a lateral da carroceria. O
caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da
carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio. O interior do XC40 tem
uma abordagem radicalmente nova para os porta-objetos. O engenhoso design de
interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os
assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um
gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel
do console central. Para obter mais espaço de
armazenamento nas portas do XC40, os designers tiraram os autofalantes do
local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado
no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop
e um tablet, ou algumas garrafas de água. O XC40 também oferece espaços para
guardar cartões, uma grande área de armazenamento com uma caixa revestida de
tecido e uma lixeira especial, que pode ser removida para o passageiro
descartar facilmente o lixo. No porta-malas, um assoalho
inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio
de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do
mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para
bagagens. Conectado aos novos
tempos O sistema de entretenimento e
conectividade do XC40 é o mais completo da categoria. O Sensus Connect é
acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no
painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um
único lugar. O display recebeu atualização gráfica aprimorada, tornando o uso
para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e
entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser
acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone
está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital
personalizável de 12,3". Outro destaque
do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com
8 alto-falantes de 250
W de potência. Já o Harman Kardon
Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13
alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência. O sistema Sensus integra também o
Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece
assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou
furto. Dirigibilidade refinada O XC40 chega equipado com tração integral
AWD (All Wheel Drive), que calcula
constantemente a distribuição de tração entre os eixos para obter a melhor
performance e estabilidade. O modelo dispõe de transmissão automática Geartronic de 8
velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor,
que gera potência de 190 hp a 4.700 rpm e torque de 300 N.m entre 1.300 e
4.000 rpm – esta versão chega ao mercado brasileiro a partir de julho. Também está disponível para o XC40 o renovado propulsor T5 Drive-E, de 2
litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de
gasolina, o mais potente de seu segmento com 252 hp. O ótimo torque de 350
N.m se dá numa ampla faixa entre 1.800 e 4.800 rpm, garantindo ótima retomada
de velocidade e ultrapassagens seguras. Em
números, o novo utilitário esportivo da Volvo Cars chega a 230 km/h e sai da
imobilidade aos 100 km/h em 6,4 segundos. Em relação à segurança, o XC40 se beneficia das premiadas tecnologias conhecidas nos veículos XC90 e XC60, tornando-o referência entre os SUVs compactos de luxo. O modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro. Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane
Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se
aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o
motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à
direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho
de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e
140 km/h. O XC40 também disponibiliza como itens de série outros
recursos exclusivos para o segmento, como sistema de alerta de mudança de
faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra
impactos laterais e lesões na coluna cervical. O modelo acrescenta ainda à
extensa lista de equipamentos controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual
o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser
mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou
freia o veículo, e direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40
passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o
mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia. A visão da marca é de que ninguém perca a vida ou sofra
lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020. Por isso, em sua estrutura, o
XC40 é projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões
e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por
completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar
força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande
quantidade de aço de ultra alta resisitência, um dos aços mais fortes
disponíveis no mercado. Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
|