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Volkswagen Virtus chega para revolucionar o mercado brasileiro em termos de
design, espaço interno, segurança e alto desempenho. O modelo é o primeiro
automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e
digitalização. O sedã feito em São Bernardo do Campo (SP) oferece o “manual
cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre
o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução
permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova
experiência tecnológica.
Eventuais questões sobre o carro podem ser respondidas por esse assistente
inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen conta com
tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol. Por
exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer
o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha
para transporte de crianças, entre outras informações.
A implementação dessa nova tecnologia complementa a forma com que os
proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo
impresso continua a ser oferecido.
O aplicativo permite aos usuários interagir e obter informações sobre
a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.
Identificação Volkswagen
O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente o
aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em
seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação
Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.
Essa “VW ID” será vinculada ao chassi
do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de
sua vida.
A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos
para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente –
a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.
O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage
com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd”
(quando).
Utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente perguntar, por exemplo,
“como conecto meu celular no rádio?”.
Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de
ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo
certo? Então siga esses passos:”
[São apresentados CARDS para o usuário, com imagens e os seguintes textos]
1 - No sistema de rádio, clique em PHONE.
2 - Aperte o botão de função ao lado da exibição PROCURAR TELEFONE.
3 - Procure o celular que você quer parear na tela do rádio.
4 - Se precisar, confirme o pareamento e digite o código PIN que estará na
tela do rádio e confirme.
Outra dúvida pode ser sobre o funcionamento de algum recurso do veículo:
Pergunta: Meu retrovisor mexe sozinho quando dou ré.
Resposta: Isso é muito útil. Esta é a funcionalidade Tilt Down. Quando ela
está acionada, o retrovisor direito se movimenta automaticamente até que você
consiga ver a borda da calçada quando estiver em marcha à ré. Isso te
ajuda na hora de estacionar. Quer configurar agora?
[São apresentados os botões (SIM) e (NÃO)]
O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem
enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por
meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar
uma resposta. Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de
controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro
de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.
Por exemplo:
Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”
Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa
analisar.”
[É exibido o botão de câmera]
[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]
“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há
possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível
e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua
concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para
verificar esse problema assim que possível.”
Cliente nunca fica sem resposta
Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário,
ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da
Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.
Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas
no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais
frequentes feitas à CRC.
O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas
que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de acordo
com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC.
Interação mais próxima e pessoal
A interação com o cliente também é levada para outro nível, mais próximo e
pessoal. É possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo
com a concessionária de preferência e programar números de telefone para
chamadas automáticas em situações de emergência.
Por meio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao
usuário vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de
utilização – como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do
veículo em uma concessionária.
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