O novo Volkswagen Polo chegou para estabelecer um novo
padrão na categoria. O hatch, um produto global da marca alemã e lançado
simultaneamente no Brasil e na Europa, oferece um desenho que mescla
esportividade e elegância, motores com tecnologias que aliam excelente
desempenho e baixo consumo de combustível. O pacote tecnológico também merece
destaque e tem itens inéditos entre os seus concorrentes e até em carros de
categorias superiores. Não é um exagero falar que o Polo é um mini-Golf e
realmente é um compacto premium.
Essa sofisticação já fica evidente no desenho do carro. . A
linha do teto é mais longa e mais elegante. Na traseira, ela se une a um
defletor no teto. Uma linha fina na lateral da carroceria corre paralela à
linha do teto. Ela rebaixa visualmente o centro de gravidade do hatch. Ele é o
único Volkswagen que tem uma linha de janelas que termina em ascensão tanto à
frente como atrás. A coluna “C”, em particular, que alcança mais à frente,
torna o estilo do carro mais dinâmico nessa área e dá impressão de que o modelo
tem alta performance, mesmo estático.
Exclusividade para o mercado nacional é o desenho da frente
do Polo. O grande destaque é o vinco que margeia a entrada de ar e corta o
espaço entre o conjunto ótico principal e os faróis de neblina. O modelo
produzido por aqui tem visualmente uma “boca” maior do que a do europeu.
Na traseira, o desenho do novo compacto conta com
arquitetura limpa e equilibrada. As novas lanternas traseiras trapezoidais têm
assinatura luminosa diferenciada. O conjunto ótico forma um “L” invertido,
criando uma identidade visual noturna personalizada.
Interior
O Polo promete mesmo se destacar de seus rivais pelo
interior que ele oferece. O foco do desenvolvimento da cabine foi no contínuo
crescimento da digitalização dos mostradores e controles, assim como da
conectividade, o que exigiu soluções inéditas. Outra premissa do projeto: dar
ao interior do Novo Polo personalidade única.
Todas as versões trazem de série direção com assistência
elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros
possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis
de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto.
O Novo Polo Comfortline vem equipado com banco traseiro
bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle
Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”,
sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque,
rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de
estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso
de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante
multifuncional, entre outros recursos.
A versão Highline
soma aos itens de série da opção Comfortline os recursos: sistema “Kessy” de
abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console
central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado
“Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço
dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado,
faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz
de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga
leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante
multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto
brilhante na cabine.
Motores eficientes e premiados
As três opções de motores disponíveis para o Novo Polo estão
entre os mais modernos e eficientes produzidos pela Volkswagen no Brasil. Todos
têm bloco e cabeçote feitos de alumínio, além de vários outros recursos para
aprimorar sua eficiência energética.
Para as versões Comfortline e Highline está disponível
exclusivamente o motor 200 TSI, sempre combinado à transmissão automática de seis
marchas. A versão MSI traz o motor 1.6 de até 117 cv e torque máximo de 16,5
kgfm, combinado à transmissão manual de 5 marchas. O Novo Polo também pode ser
equipado com o premiado motor 1.0 MPI de até 84 cv e torque máximo de 10,4
kgfm.
O motor TSI gera o torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm) a
partir de 2.000 rpm. Isso garante melhor aceleração com menos trocas de marchas
e ajuda a economizar combustível. A potência máxima é de 128 cv com etanol e
115 cv com gasolina a 5.500 rpm.
Todas as versões do Novo Polo têm classificação “A” (a mais
eficiente) em consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular do Inmetro