Chega ao Brasil em setembro a segunda geração do XC60. O
utilitário-esportivo da Volvo será vendido em três versões de acabamento -
Momentum, Inscription e R-Design - e foi totalmente renovado.
No visual, por exemplo, o exterior combina um capô longo,
para-lamas alargados evincos de linhas ascendentes. O destaque é o sistema de
iluminação entre seus concorrentes. O Volvo FULL LED System é totalmente de
LED, inclusive os de neblina, e é direcional, alterna entre os fachos alto e
baixo automaticamente, autonivelamento, além de exercer a função de luz diurna
(DLR).Na traseira, e, agora, com feixes de LED, a lanterna característica que
identifica o modelo se conecta com a geração anterior.
O interior do novo XC60 utiliza materiais como madeira e
metais por toda a cabine. Os passageiros contam com mais espaço proporcionado
pela maior distância entre os eixos, ampliada em 9 centímetros quando comparado
à geração anterior do modelo. Outro destaque é o sistema de entretenimento e
conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao
toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os
comandos do veículo em um único lugar. O display recebeu atualização gráfica,
tornando o uso para o motorista mais intuitivo. A integração com os aplicativos
Apple CarPlay e Android Auto está disponível. Nas versões Inscription e
R-Design, o Novo XC60 apresenta painel de instrumentos digital personalizável
de 12,3 polegadas.
Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call
atualizado, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece
assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou
furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no
smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à
distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação,
por exemplo.
Mecânica
Todas as versões são equipadas com motor T5 Drive-E, um 2.0
com turbocompressor e injeção direta de
gasolina que produz 254 cv de potência máxima e 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. O câmbio é
automático de oito marchas e a tração é integral. O condutor pode escolher um
dos cinco modos de condução, que alteram rotação para mudança de marcha,
respostavdo acelerador, suspensão e peso da direção. O Eco privilegia economia
de combustível. O Confort prioriza suavidade nas reações do veículo. Já o
Off-road é, como o nome sugere, para transitar em estradas de terra. Para uma
condução mais esportiva, há o Dynamic. Por fim, é possível customizar a
configuração no modo Individual.
Segurança
Claro que o XC60, sendo um SUV da Volvo, traz um pacote de
segurança completo. O City Safety foi atualizado no veículo e inclui um
assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha
não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas
circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à
frente. Ele opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e
até animais de grande porte. As versões Inscription e R-Design trazem, ainda,
sistema que evita colisões frontais e de informação de ponto cego.
O SUV de segunda geração também disponibiliza como itens de
série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de
estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna
cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos
pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à lista de
equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS)
com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente
de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.
Desde junho, o novo XC60 entrou em pré-venda no Brasil com
preços especiais por R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e
R$ 266.950 na R-Design. A partir de setembro, com o lançamento do modelo no
mercado nacional, esses valores passarão para R$239.950, R$259.950 e R$269.950,
respectivamente.