Além do Audi A3 Sedan equipado com o motor 1.8 TFSI, o consumidor brasileiro já pode comprar o modelo que recebeu o motor 1.4 turbo, que trabalha em conjunto com o câmbio S tronic de 7 velocidades.
O veículo é equipado com direção eletromecânica Servotronic, que garante manobras sem esforço e precisão em altas velocidades. Um importante item de segurança é o ESP (programa de estabilização eletrônica), que entra em ação sempre que o carro ultrapassar os limites de segurança ao longo das curvas, ajudando o motorista a manter a trajetória. O motorista e o passageiro da frente contam com airbags frontais e laterais – para o condutor, ainda há airbags especiais para proteção dos joelhos.
Na versão Attraction destaca-se o volante multifuncional revestido de couro com shift paddles para comando do câmbio. O carro conta também com computador de bordo, vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, manopla da alavanca de câmbio com revestimento em couro, ar-condicionado, temporizador do limpador de para-brisa com 4 níveis e espelho de cortesia iluminado. Os bancos do tipo Conforto, em tecido, têm ajustes de altura na dianteira e apoio de braço; o encosto do banco traseiro é rebatível, permitindo ampliar a capacidade do porta-malas e conta com suporte ISOFIX para cadeirinhas infantis. O acabamento interno é em prata micrometálico, com teto moldado em tecido. O porta-malas (que comporta 425 litros) conta com tapete reversível e porta-objetos.
Tecnologia
O Audi A3 Sedan Attraction 1.4 TFSI vem com frisos decorativos pretos, capa do espelho retrovisor externa na cor da carroceria e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16. Na dianteira, o destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis bi-xenônio, com ajuste automático de altura e limpador. Os retrovisores, montados nas portas, seguem o padrão dos veículos de competição. Na traseira, lanternas em LED e luzes de neblina são de série.
O modelo também inclui inúmeros dispositivos tecnológicos de série, como o Audi Sound System, o Audi Music Interface, o Rádio MMI e o Bluetooth.
Como opcionais, a Audi oferece aos clientes pintura metálica/perolizada, o Rádio MMI Plus com sistema de navegação, bancos em couro sintético, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro. O comprador também pode optar pelo teto solar panorâmico elétrico Open Sky.
Já a nova versão Sedan 1.4 TFSI, com preço a partir de R$ 94.800, vem praticamente com os mesmos equipamentos de série, com pequenas diferenças: no lugar do volante em couro multifuncional com shift paddles, é equipado com volante com design de 4 raios. Na parte de áudio e comunicação, o compacto alemão possui alto-falantes e Rádio MMI.
Motorização
As novas versões do Audi A3 Sedan vêm equipadas com o motor 1.4 turbo com injeção direta, que gera 122 cv de potência e tem 20,40 kgfm de torque máximo entre 1.400 e 4.000 rpm. Extraordinariamente econômico e eficiente, ele trabalha combinado ao câmbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem e leva o carro a 100 km/h em apenas 9,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 212 km/h.
Considerado um modelo em termos de downsizing (redução de tamanho sem perda de desempenho), o motor 1.4 TFSI, tem peso total de 107 kg, graças em grande parte ao cárter de alumínio. Sua alta eficiência resulta da combinação da injeção direta de combustível com turboalimentação, complementada por uma série de medidas de redução de atrito.
O Audi A3 Sedan 1.4 TFSI conta também com o sistema start-stop, que aumenta a economia de combustível, principalmente em situações de tráfego intenso. Ele desliga o motor automaticamente sempre que o carro é imobilizado, nos sinais fechados ou em engarrafamentos. Quando o motorista solta o pedal do freio, a partida é dada imediatamente. Com todos esses recursos, com uma condução moderada a redução de consumo pode chegar a 20 por cento.
O Audi A3 Sedan 1.4 TFSI S tronic tem preço inicial de R$ 94,8 mil e a variante Attraction dessa versão é oferecida por R$ 99,9 mil