Notícias -Mercado

AUTO MAIA: Eleita a melhor revenda de seminovos do País

A empresa é a premiada na categoria entre 3.825 inscritos, em um processo de votação que teve 55.596 votos.

 A AutoMAIA Veículos acaba de ser reconhecida como a melhor revenda de seminovos multimarcas do país. O troféu foi entregue no evento Autos Encontros, um fórum anual que reúne os principais executivos e jornalistas do segmento automotivo, e que em 2023 aconteceu entre 17 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro. A empresa é a premiada na categoria entre 3.825 inscritos, em um processo de votação que teve 55.596 votos. A AutoMAIA teve mais dois consultores premiados, entre eles uma consultora que foi escolhida como mulher destaque no segmento automotivo. Outras duas empresas mineiras figuraram entre as três mais relevantes do país: na categoria carro zero a concessionária Carbel e, no segmento premium, a Avantgarde Motors.

Para o sócio fundador da AutoMAIA, Flávio Maia, todos os ganhadores têm algo em comum: o foco na experiência do cliente e o no universo digital. Se trata de fazer das lojas não apenas um grande salão para a mera exposição de carros, mas sim ter ambientes aconchegantes que reforcem com carinho o momento de vender ou comprar um veículo. O outro ponto é mirar o olhar e a atuação da empresa nas vivências digitais, explorando as possíveis plataformas de relacionamento, o que se insere nas tendências mais atuais quanto à divulgação da marca e seus produtos, e a interação com o público.

"O brasileiro troca de carro, em média, entre sete a oito vezes durante a vida. Uma coisa que acontece com essa frequência merece ser tratada com muito carinho. Muitas vezes, o cliente juntou dinheiro a vida inteira para ter esse carro, e até não dormiu no dia anterior de buscá-lo. Assim, nossa responsabilidade é muito grande. Pode parecer apenas mais um carro entre os 50 ou 60 que vendemos por mês, mas para aquele cliente é a realização de um sonho. Isso precisa ser tratado de forma especial, até para que possamos contribuir para que o momento de concretizar esse desejo, para que essa experiência, seja a melhor possível", diz Flávio Maia.

 

Produtos diferenciados

 

Um diferencial da AutoMAIA, entre diversos fatores que fazem valer o prêmio, está ligado ao produto em si. "Todo o nosso estoque passa por um rigoroso processo de avaliação que é complementado com o laudo cautelar, que informa todas as condições do veículo. Por exemplo, o teste de pintura. Se o carro tem alguma peça pintada, o cliente precisa saber", diz o empresário, reforçando que os carros na AutoMAIA têm média de 20 mil a 30 mil quilômetros rodados e 70% do estoque tem garantia ainda de fábrica.

Mais uma característica que merece menção na AutoMAIA é o espaço onde a loja está instalada. No showroom de 800 metros quadrados, em um ponto privilegiado de Belo Horizonte, o cliente encontra atrativos para enriquecer a experiência, como torre de cuidados para pets, espaço kids, fraldário, ar condicionado, lounge com café feito na hora, geladeiras com água de coco, suco, refrigerante, cerveja, além de manobrista e recepcionista, tudo para atender o cliente da melhor forma possível.

E os planos da empresa, que hoje tem no time 26 funcionários, são de expansão. Com projeto em fase final de aprovação pela Prefeitura de Belo Horizonte, a loja se transformará em um espaço de quase 3 mil metros quadrados, com 60 metros lineares de vitrine na Avenida Amazonas, que será uma das maiores do estado. O novo projeto contará com um subsolo, três andares com fachada em vidro e um rooftop aberto, e novos ambientes dedicados à paixão pelos carros, pelos animais e as pessoas.

 

Mascote Maia

 

A mascote Maia, uma linda cadela da raça Pastor de Shetland, anuncia o que vem por aí. O novo lugar voltado para os pequenos terá  diversas atrações, enquanto os bichinhos de estimação também são chamados a participar, com o encantador e mais completo espaço pets. "O conceito de uma arquitetura moderna faz ter ainda mais visibilidade para quem deixa aqui um carro para vender, ou é atraído para a compra. Nosso objetivo é um só. Unir tecnologia, singularidade e calor humano, para criar momentos inesquecíveis", convida Flávio.

A AutoMAIA vende entre 50 e 60 carros por mês e tem um estoque aproximado de 60 veículos. O foco nas plataformas digitais segue os direcionamentos atuais sobre as vivências de compra e venda, sobre a relação empresa e cliente, seja qual for o ramo de atuação. Todas as redes sociais da empresa somam mais de 100 mil seguidores, com alto nível de engajamento. Em todos os suportes, a AutoMAIA tem mais de 15 mil visitas por mês, a marca chega a 800 mil pesquisas mensais no Instagram, sendo que a empresa já figurou no Google Trends, no topo da lista, diversas vezes.

"Somos uma marca que vem ganhando cada vez mais força, e ficamos muito felizes com isso, com o reconhecimento de nossos clientes. Esse prêmio, dessa vez nacional, vem para coroar tudo isso, é uma conquista", conta Maia, lembrando que a revenda já recebeu outros três prêmios estaduais.

Quando se chega à loja, está ali, na parede, o quadro que demonstra o jeito AutoMAIA de ser. Valores que precisam ser congruentes quando entra um novo fornecedor ou um mais um membro para a equipe. O que está escrito em 'Nosso Jeito de Ser' direciona como precisam ser tratadas as surpresas do dia a dia, e serve para balizar a imagem que a empresa quer manter no mercado. "O tópico número um diz: só é bom pra gente se for bom para o cliente - o cliente é a razão da nossa existência. Se não, não faz sentido fazer negócio. Todas as nossas ações norteiam esse princípio", acrescenta Flávio.

 

Amor aos carros

 

Os demais preceitos dizem respeito a coisas inerentes ao trabalho. A AutoMAIA só contrata pessoas que amam carros, e nesse ponto Flávio diz que a integridade é um valor inegociável. "Você só faz bem o que gosta de fazer. Para nós, gente é tudo e o atendimento é o que mais conta, é o que faz a experiência do cliente na loja ser boa ou ruim", pontua.

Outro ponto a mencionar é o pós-venda. "Costumo dizer que nossa relação com o cliente não termina depois da venda, mas se inicia ali. Consideramos importante cuidar desse cliente, na hora que ele precisar de nós mais uma vez. Isso está veia da AutoMAIA também."

O ano no segmento automotivo de seminovos e usados tem sido de retomada no período depois da pandemia. Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram que as vendas em Minas Gerais tiveram um crescimento de quase 19% em relação a 2022, e a AutoMAIA está com negócios 30% melhores em 2023, se comparado ao ano passado.

"Ficamos muito satisfeitos com esses números. Estamos conseguindo ajudar mais pessoas a realizar o sonho da compra do carro seminovo, de qualidade, com respeito e carinho, valores que importam muito no mercado de carros usados", conta Flávio.

Sobre as três empresas mineiras agraciadas com o prêmio, os organizadores do evento Autos Encontros, Bruno Daibert e Gerson Barbosa, consideram que o que fez com que se sobressaíssem entre as demais é o foco no digital e uma gestão muito profissional. Outro ingrediente importante é a transformação dos espaços físicos das lojas em verdadeiras experiências.#



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.