Notícias -Mercado

Novo Bolt EV revela o prazer em dirigir

A General Motor tornou o Chevrolet Bolt EV 2023 ainda mais confortável e completo. Rodamos pelas ruas e ladeiras de BH com o veículo e o desempenho foi exemplar, sempre com muito conforto

Gentilmente, a General Motors nos ofereceu para testes o Novo Chevrolet Bolt EV já na versão 2023, na cor Vermelho Rubi, e estarmos ao volante deste modelo 100% elétrico nos proporcionou sensações extremamente prazerosas.

Num primeiro momento, ao depararmos com o modelo que nos foi oferecido, já dá para sentir o impacto  do design renovado, interior mais refinado, além de equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade.

Outro destaque do Novo Bolt EV que foi possível verificar foi o seu conjunto de propulsão e bateria, com números que impressionam. Segundo a montadora, o carro é capaz de rodar até 459 km de autonomia no ciclo WLTP (ou 416 km no ciclo EPA). É evidente que ao rodarmos por alguns dias pelas ruas de Belo Horizonte, não nos foi possível verificar esses números.

No princípio, chega a ser estranho um carro que  conta com o sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo. Mas aos poucos a gente se sente à vontade com o sistema que, também, é capaz recuperar parte da carga das baterias em frenagens, por exemplo.

O desempenho é surpreendente, já que são 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgm, suficientes para levar o carro 100% elétrico da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive;

Quanto à necessidade de recarga da bateria, bastam 40 minutos em estações super-rápida de corrente contínua (DC) para recarregar cerca de metade da bateria de 66 kWh. Na nova estação residencial de recarga rápida oferecida pela Chevrolet, a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.

 

Visual

 

O design do veículo é marcante, uma vez que ganhou uma dianteira completamente inédita, com formato inovador dos faróis e ausência de grade central, pois o motor elétrico não precisa de entrada central para arrefecimento.

Atrás, as mudanças incluem as lanternas de LED e o para-choque, agora mais envolvente. Na lateral, chamam à atenção as rodas de aro 17 com acabamento diamantado e a moldura em preto brilhante de ponta a ponta que contorna também os vidros e valoriza as proporções do carro.

O maior salto evolutivo do produto, no entanto, está na cabine, que foi totalmente renovada e traz a partir de então aspecto mais premium, com o uso abundante de materiais nobres e macios ao toque e revestimentos predominantemente escuros com insertos cromados, valorizando as novas telas e comandos. Tudo isso proporciona uma ambientação mais tecnológica também.

A cabine, aliás, diferencia-se pelo excelente aproveitamento de espaço, com assoalho plano e assentos mais confortáveis. Seletor do modo de condução por botão (P,N, R, D, One Pedal, Sport), novo volante com base reta, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com regulagem elétrica, sistema de telemática avançada OnStar, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, além de nova geração do MyLink com Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos são algumas das outras novidades do modelo.  

O Novo Bolt EV se diferencia especialmente pelo prazer ao dirigir, com respostas vigorosas do motor elétrico de torque instantâneo e pelo nível de ruído emitido até 10 vezes inferior ao de um carro tradicional a combustão, propiciando um maior silencio a bordo. O Chevrolet destaca-se ainda pela excelente estabilidade, devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria já que a bateria compõe a plataforma. Tudo isso com zero emissão – nem escapamento o carro tem.

As cores disponíveis para o modelo são: Vermelho Rubi, Branco Summit, Preto Ouro Nego e Cinza Urbano.

Junto com o Novo Bolt EV, a marca está lançando um novo carregador de corrente alternada (AC), com muito mais recursos. O Home Charge Pulsar Plus permite, por exemplo, carregar veículos elétricos com potências de 7,4kVA até 22kVA, comandar e gerenciar toda operação à distância por meio de um aplicativo, incluindo o recebimento de notificações.

O preço sugerido do Chevrolet Novo Bolt EV 2023 é de R$ 320 mil.#

 

Box

 

Tecnologias aplicadas

 

§    Sistema regenerativo dos freios com aleta atrás do volante

§    Modo de condução One Pedal

§    Sistema de recarga configurável da bateria

§    Controle de cruzeiro adaptativo

§    10 airbags

§    Assistente 360 graus e câmeras de alta definição

§    Assistente de permanência na faixa

§    Alerta de ponto cego

§    Alerta de movimentação traseira em marcha ré

§    Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres

§    Frenagem automática para mitigar acidentes

§    Driver Information Center com painel digital de 8”

§    MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas

§    Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos

§    Projeção da tela para Android Auto e Apple CarPlay

§    Sistema BOSE de áudio com subwoofer          

§    Sistema de recarga de smartphone sem fio

§    Sistema OnStar com pacote Protect & Connect

§    Aplicativo myChevrolet à distância

§    Sistema de atualização remota de software (OTA)

§    Bancos e volante com revestimento premium e aquecimento

§    Banco do motorista com regulagem elétrica de 8 posições

§    Faróis e lanternas Full LED com sensor crepuscular

§    Freio eletrônico de estacionamento

§    Pneus auto-vedantes

§    Assoalho plano com fechamento aerodinâmico

 



Vídeo



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.