A
Volkswagen cedeu à WSN TV DO CARRO uma unidade do Novo Polo TSI equipado com
motor turbo 1.0 litro T170 de 116 cavalos e que vem equipada com câmbio de 5
velocidades. Existem, ainda, a motorização MSI 1.0 litro de 84 cv aspirado e o
TSI de 109 cv turbo. O carro carro testado tem preço sugerido de R$ 103.990.
À
primeira vista, o design do Novo Polo reforça o ‘Family Look’ da marca. O hatch
aparece com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas,
conjunto ótico inédito e novos acabamentos internos.
A
começar pela parte dianteira, o Novo Polo tem parachoques novos, conjunto ótico
completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos
cromados fazem a conexão entre a iluminação.
Quanto
à iluminação, o novo hatch compacto da Volkswagen oferece faróis de LED, o que
não é exclusividade deste modelo, pois esse atributo já aparece desde as
versões mais básicas. O conjunto de faróis de LED do Novo Polo é composto por
farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional
totalmente em LED. De acordo com a montadora, o farol principal em LED pode
alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada)
de intensidade - aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional -, e
mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação. Realmente,
nota-se maior luminosidade dos faróis ao dirigir em pistas pouco iluminadas,
principalmente em rodovias. Isso facilita a visão do motorista e também de quem
vem no sentido contrário, sem que seja ofuscado pela luminosidade do Novo Polo.
Já
na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais
perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o
padrão de outros modelos da marca.
Por dentro
Ao
assumir a direção do carro, notamos que o habitáculo ganhou novos acabamentos e
texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim
como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São
inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que
entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo. Sem falar na entrega
de muito espaço interno, resultado de uma maior largura e entre-eixos quando
comparado aos seus principais concorrentes.
O
Novo Polo TSI testado pela equipe da WSN TV DO CARRO chamou a atenção das
pessoas por onde passava e a cor Cinza Platinum se realçava bastante no carro.
Conforme informações da Volklswagen, foi
utilizada a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e
reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança.
A
lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades. A
começar pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Verificamos
que em nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no
painel. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen.
Ainda
do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por
indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C,
trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro.
O
volante é outro item inédito, com o novo emblema da Volkswagen ao centro.
Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma
direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e
profundidade.
O
VW Play ganhou o app Abasteça Consciente, o aplicativo de incentivo ao uso do
etanol, que calcula emissões e consumo. Foram acrescentados ainda os apps My
Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de
descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.
Recursos e desempenho
Pelo
aplicativo Meu VW é possível receber informações atualizadas do veículo.
Quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de
viagens.
Em
termos de conforto e segurança, O Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É
equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. Além disso, o
pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC),
Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold
Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora
inéditos faróis de LED.
A
versão testada do Novo Polo TSI estava equipada com motorização de 116 cv e
16,8 kgfm de torque e câmbio manual de 5 velocidades, como já dissemos
anteriormente, oferecendo mais versatilidade e dirigibilidade ao hatch. No trânsito
urbano, há um pequeno desconforto de termos que trocar as marchas com grande
frequência (talvez por já estarmos acostumando a rodar com vários carros
equipados com câmbio automático), mas que não chega a atrapalhar o desempenho
do veículo nas arrancadas e retomadas de velocidade, mesmo em ruas íngremes e
calçadas com paralelepípedos irregulares. Já na estrada, o comportamento do
carro é exemplar e o conjunto mecânico responde à altura aos comandos do
motorista.#