Notícias -Lançamentos

NOVO POLO TSI: Motor turbo e câmbio manual formam um 'belo par'

A Volkswagen dotou o Novo Polo TSI com motor turbocomprimido de 116 cv aliado ao câmbio manual de 5 velocidades. O desempenho é satisfatório, principalmente nas ladeiras de BH


A Volkswagen cedeu à WSN TV DO CARRO uma unidade do Novo Polo TSI equipado com motor turbo 1.0 litro T170 de 116 cavalos e que vem equipada com câmbio de 5 velocidades. Existem, ainda, a motorização MSI 1.0 litro de 84 cv aspirado e o TSI de 109 cv turbo. O carro carro testado tem preço sugerido de R$ 103.990.  

À primeira vista, o design do Novo Polo reforça o ‘Family Look’ da marca. O hatch aparece com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto ótico inédito e novos acabamentos internos.

A começar pela parte dianteira, o Novo Polo tem parachoques novos, conjunto ótico completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.

Quanto à iluminação, o novo hatch compacto da Volkswagen oferece faróis de LED, o que não é exclusividade deste modelo, pois esse atributo já aparece desde as versões mais básicas. O conjunto de faróis de LED do Novo Polo é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED. De acordo com a montadora, o farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade - aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação. Realmente, nota-se maior luminosidade dos faróis ao dirigir em pistas pouco iluminadas, principalmente em rodovias. Isso facilita a visão do motorista e também de quem vem no sentido contrário, sem que seja ofuscado pela luminosidade do Novo Polo.

Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca.

 

Por dentro

 

Ao assumir a direção do carro, notamos que o habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo. Sem falar na entrega de muito espaço interno, resultado de uma maior largura e entre-eixos quando comparado aos seus principais concorrentes.

O Novo Polo TSI testado pela equipe da WSN TV DO CARRO chamou a atenção das pessoas por onde passava e a cor Cinza Platinum se realçava bastante no carro.

Conforme informações da Volklswagen, foi utilizada a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. 

A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Verificamos que em nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no painel. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen. 

Ainda do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C, trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro. 

O volante é outro item inédito, com o novo emblema da Volkswagen ao centro. Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade.

O VW Play ganhou o app Abasteça Consciente, o aplicativo de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo. Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.

 

Recursos e desempenho

 

Pelo aplicativo Meu VW é possível receber informações atualizadas do veículo. Quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens.

Em termos de conforto e segurança, O Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.

A versão testada do Novo Polo TSI estava equipada com motorização de 116 cv e 16,8 kgfm de torque e câmbio manual de 5 velocidades, como já dissemos anteriormente, oferecendo mais versatilidade e dirigibilidade ao hatch. No trânsito urbano, há um pequeno desconforto de termos que trocar as marchas com grande frequência (talvez por já estarmos acostumando a rodar com vários carros equipados com câmbio automático), mas que não chega a atrapalhar o desempenho do veículo nas arrancadas e retomadas de velocidade, mesmo em ruas íngremes e calçadas com paralelepípedos irregulares. Já na estrada, o comportamento do carro é exemplar e o conjunto mecânico responde à altura aos comandos do motorista.#



Vídeo



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.