Há bastante tempo, os consumidores brasileiros deixaram de
ter contato com modelos coupês e a turma mais jovem quase não se lembra dos
carros que rodavam no passado por nossas ruas. Agora, a Fiat relembra esse
período ao apresentar um coupé que se inova por ter as características de um
utilitário esportivo. Assim, surgiu o Fastback.
Tivemos a oportunidade de rodarmos por Belo Horizonte e
cidades vizinhas com um veículo classificado na versão intermediária, a
Impetus, na cor Branco Banchisa. E, por onde passamos, o carro chamava a
atenção das pessoas.
A
Fiat uniu a posição de dirigir mais elevada e a volumetria externa típicas de
SUVs com conforto interno e um porta-malas muito generoso. Além disso, foi
adicionada ainda a essa mistura a esportividade de um coupé. Assim, se chegou a
um desenho fluido, ágil, imponente e sedutor.
A
sua musculatura também é um ponto de destaque. Na visão lateral salta aos olhos
a silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o teto mergulhando em direção à
traseira. Importante notar a linha que começa na lateral, passa em cima da roda
traseira e segue até o spoiler, dando movimento e largura para a traseira,
transpirando velocidade.
Já
a frente é muito sofisticada, moderna e esportiva. O parachoque tem entradas
aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os
faróis com assinatura marcante são Full LED de série com DRL quando as setas
são acionadas. Além de um desenho que transpira velocidade, o SUV coupé possui
um toque que confere ainda mais esportividade e elegância: a pintura
bicolor.
Para
completar, as rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado,
que deixa o Fastback ainda mais completo e refinado. Chegando à traseira,
essência do SUV coupé, a tampa do porta malas tem linha bem fluida, terminando
na porção final imponente com lanternas a LED, super tecnológicas e flutuantes,
no conjunto óptico tridimensional.
Interior esportivo
O
design do interior que é clean, esportivo e futurista também chama a atenção no
Fastback. O cockpit tem uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes. Além
disso, a posição do console central dá grande destaque à central multimídia e
deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos. Já a
posição de direção mais alta transmite total sensação de segurança.
Complementando essa ergonomia, os bancos são bem espaçosos, confortáveis e
possuem acabamento primoroso, com revestimento em couro.
Ainda
sobre o espaço interno, não tem como não falar do surpreendente porta-malas, que
é simplesmente o maior da categoria, com impressionantes 600 litros de
capacidade com cobertura retrátil, facilitando a disposição de diversas malas e
outros objetos. Com os bancos rebaixados, o volume ainda chega a 1.087 litros.
O espaço está também na maior capacidade do segmento em seus porta-objetos: são
28 litros no total, o melhor da categoria. Vale dizer que o modelo conta com um
porta-copos removível com porta-objetos secreto.
A
Fiat desenvolveu o Fastback sobre a plataforma MLA, totalmente modular e que
entrega muita qualidade e robustez. Outro ponto forte do modelo é a altura do
solo é de 192 mm e possui ângulos de ataque (20,4 graus) e transposição (21,2
graus) e o comprimento é de 4,43m.
O
carro transmite um rodar macio graças as novas suspensões e garante uma direção
mais precisa e direta.
O
modelo oferece boa potência com o motor 1.0 Turbo 200 Flex, que gera 130 cv com
etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. De acordo com o INMETRO, o
consumo do veículo é de até 14,6 km/l na estrada.
E
para deixar o Fiat Fastback ainda melhor, o modelo vem com três modos de
direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais
versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). Para optar pelo último, basta
acionar um botão no volante e então todo o ajuste do carro é alterado com maior
sensibilidade do pedal acelerador, um mapeamento mais arisco das trocas de
marcha, um modo de direção mais firme e o acionamento da vetorização dinâmica
de torque (DTV).
Para
comandar esses motores de ponta, a transmissão é automática CVT.
Equipamentos
O
modelo é equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as
seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita
colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o
motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos
faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.
Ele
traz também como item de série o freio de mão eletrônico. A função traz mais
uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após
retirar o pé do pedal.
O
modelo também vem com paddle shifters atrás do volante e, com apenas um toque,
é possível trocar de marcha. O novo SUV da Fiat traz também cluster full
digital de 7 polegadas personalizável e é equipado com central multimídia de
10,1 polegadas com o Fiat Connect////Me, além de Apple CarPlay e Android Auto
sem fio. O sistema permite acesso a Alexa ou Google Assistant.
O
modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para
smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação
embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor
frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de
ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila
traseira para maior conforto térmico. Além disso, conta com o recém-lançado
Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis, para que
o usuário tenha uma jornada auditiva ainda mais amigável.
A
versão Impetus possui sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com
teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda
esportiva com acabamento diamantado de 18", retrovisores externos com
rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7" Full
Digital.
Preço
sugerido: R$ 146.656.#