A estratégia de eletrificação
da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE
híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a
apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores
infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi
escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis
para mercados emergentes.
Ousados,
inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade. Os modelos da
família ID criam uma nova identidade para a Volkswagen e impressionam em todos
os quesitos. Diferente de tudo o que existiu até hoje, eles chamam a atenção
por onde passam. É impossível ser indiferente a um ID.
Um dos pontos que mais chamam
a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual arrebatador. Parte deste
‘charme’ está diretamente relacionado com suas proporções únicas, que
possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e
extremamente modernas.
De
acordo com o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da
Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos, um dos
desafios do projeto ID era fazer com que os modelos não se parecessem com
veículos à combustão e isso aconteceu: as rodas são grandes, a distância entre
os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar
no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao
ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite. O interior
também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria
automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam
requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.
Plataforma específica
Montados
sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do
Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do
carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é
a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à
combustão seria ocupado pelo motor.
Para
se ter ideia desta revolução, um ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um
modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a
modelos da categoria do Passat (segmento B).
Dirigir
um ID é extremamente prazeroso. Primeiro por entregar uma performance
impressionante e segundo pelas baterias de longo alcance, mais que suficiente
para o cotidiano nos grandes centros ou para viagens de final de semana com a
família.
Dependendo
da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência
máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos. Já a autonomia pode
variar de 330 km a 550 km. Ponto importante a ser exaltado é que um sistema de
recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos,
considerando a recarga DC (100 kW).
Evolução
dos sistemas
O
nível de tecnologia dos modelos ID. é inédito em mercados latino-americanos. Já
imaginou seu automóvel receber constantemente atualizações dos softwares, como
acontece com os smartphones atualmente? Isso nos modelos ID.3 e ID.4 já ocorre
para os países da Europa e é um enorme sucesso.
Os
softwares evoluem rapidamente. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da
família ID não só estão constantemente atualizados para oferecer a melhor
experiência para os seus usuários, como permitem que eles melhorem como
veículos regularmente. Um benefício de muito valor, que antes era simplesmente
inimaginável para um automóvel comercializado em série.
Os
modelos ID contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa
em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros
dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de
navegação. Tudo em realidade aumentada!