Após mais de 3 milhões de unidades produzidas
pela Mitsubishi desde 1982, o utilitário esportivo de grande porte Pajero Full
será descontinuado pela montadora. No Brasil, o SUV chegou em 1991 e logo teve
grande aceitação pelo mercado nacional, o mesmo acontecendo com a atual
geração.
Símbolo de robustez e de grande capacidade
4x4, o Pajero Full foi ganhador de 12 vezes o rali mais desafiador do mundo, o
Paris-Dakar, sendo sete vitórias consecutivas.
Agora, ao sair de linha, a Mitsubishi
apresenta a versão Legend Edition, limitada a apenas 100 unidades, que traz
detalhes e acabamentos exclusivos, ao preço de R$ 356.990. Os compradores ainda
terão direito a um brinde que consiste em um livro que conta a história do
Pajero ao redor do mundo.
A saída de cena do
Pajero Full marca também o surgimento de uma nova geração de SUVs da marca, que
promete ocupar esta lacuna que se forma entre os veículos trilheiros. O Pajero
Sport, pode ser considerado como a evolução natural do Pajero Full, trazendo o
mesmo DNA robusto e aventureiro, com uma série de novas tecnologias que
oferecem ainda mais conforto e segurança a todos os seus ocupantes.
Surgimento
A história do
Pajero Full começa muito antes de seu lançamento. O ano era 1935 e a Mitsubishi
Motors criou o primeiro veículo com tração 4x4 do Japão, o projeto PX33.
Construído nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo fora
encomendado pelo governo japonês, para uso militar.
O governo cancelou a encomenda, mas o protótipo
PX33 serviu de base para a produção do primeiro conceito do Pajero, apresentado
no Salão de Tóquio em 1973. Demoraria ainda mais oito anos – e muitas melhorias
– para que a versão final de produção fosse apresentada ao público, o que
ocorreu no mesmo Salão do Automóvel, em 1981.
A partir dali a linha Pajero, nome que remete a um
felino ágil e rápido proveniente majoritariamente dos pampas argentinos,
passava a escrever uma história que o coloca, sem dúvida, no panteão dos mais
bem-sucedidos veículos já produzidos em todo o mundo.
Sua robustez e capacidade para enfrentar, sempre
com conforto e tecnologia, absolutamente todos os tipos de terreno marcaram não
apenas o Pajero, mas sim toda a imagem da Mitsubishi Motors em mais de 170
países dos cinco continentes.
As primeiras unidades do Pajero desembarcaram
oficialmente no Brasil ainda em 1991, logo após a abertura comercial do País.
Desde então, dezenas de milhares de unidades foram comercializadas.
O sucesso do Pajero foi tão grande que dele
surgiram diversas variantes que foram trazidas para o mercado brasileiro. O
Pajero Sport chegou já em 2000 e foi produzido no País entre 2006 e 2010.
A partir de 2009, o Pajero Ful também ganhou a
companhia do Pajero Dakar, SUV de médio porte que homenageia as conquistas do
modelo no mais difícil rally do mundo.
O Pajero Dakar passou a ser produzido no Brasil a
partir de 2012, com motor turbodiesel de 165 cv e 38,1 kgfm de torque, além da
opção V6 Flex de 205 cv e 33,5 kgfm de torque. Sua produção na fábrica da HPE
Automotores em Catalão/GO, se deu até o fim de 2017.
Série especial
A série especial Legend Edition vem equipada com
motor de 3.2 litros a diesel e 200 cv a 3.800 rotações, o modelo desenvolve
44,7 kgfm de torque e traz transmissão automática. Ele também traz o completo
sistema de tração Super Select AWD-II, controle de estabilidade e tração
(ASTC), suspensão independente nas quatro rodas, que garante precisão nas
curvas, além do EBAC, assistente de frenagem no motor para descidas
íngremes, e da segurança entregue por oito airbags.
A série especial Legend Edition chega na
versão de cinco portas com quatro opções de cores de carroceria e outras duas
para o revestimento em couro no interior.
Todas 100 unidades serão numeradas e trarão
acabamento em preto brilhante nos skid plates traseiro e dianteiro,
na grade dianteira, nos espelhos retrovisores e nas molduras decorativas
laterais. As rodas em aro 20 também trazem acabamento exclusivo.
Tanto na parte traseira quanto nas laterais, o
exclusivo emblema “Legend Edition” estará presente, assim como no painel do
modelo que, neste caso, receberá também a numeração de qual das 100 unidades
desta série especial se trata o veículo.
O emblema “Legend Edition” também estará presente
no para-brisas e o vidro traseiro, como forma de dar ainda mais exclusividade
ao modelo.#