Notícias -Lançamentos

Bye, Bye, Pajero Full!

O utilitário esportivo de grande porte deixa de ser produzido e no Brasil a Mitsubishi oferece somente a versão Sport do modelo

Após mais de 3 milhões de unidades produzidas pela Mitsubishi desde 1982, o utilitário esportivo de grande porte Pajero Full será descontinuado pela montadora. No Brasil, o SUV chegou em 1991 e logo teve grande aceitação pelo mercado nacional, o mesmo acontecendo com a atual geração.

Símbolo de robustez e de grande capacidade 4x4, o Pajero Full foi ganhador de 12 vezes o rali mais desafiador do mundo, o Paris-Dakar, sendo sete vitórias consecutivas.

Agora, ao sair de linha, a Mitsubishi apresenta a versão Legend Edition, limitada a apenas 100 unidades, que traz detalhes e acabamentos exclusivos, ao preço de R$ 356.990. Os compradores ainda terão direito a um brinde que consiste em um livro que conta a história do Pajero ao redor do mundo.

A saída de cena do Pajero Full marca também o surgimento de uma nova geração de SUVs da marca, que promete ocupar esta lacuna que se forma entre os veículos trilheiros. O Pajero Sport, pode ser considerado como a evolução natural do Pajero Full, trazendo o mesmo DNA robusto e aventureiro, com uma série de novas tecnologias que oferecem ainda mais conforto e segurança a todos os seus ocupantes.

 

Surgimento

 

A história do Pajero Full começa muito antes de seu lançamento. O ano era 1935 e a Mitsubishi Motors criou o primeiro veículo com tração 4x4 do Japão, o projeto PX33. Construído nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries, o modelo fora encomendado pelo governo japonês, para uso militar.

O governo cancelou a encomenda, mas o protótipo PX33 serviu de base para a produção do primeiro conceito do Pajero, apresentado no Salão de Tóquio em 1973. Demoraria ainda mais oito anos – e muitas melhorias – para que a versão final de produção fosse apresentada ao público, o que ocorreu no mesmo Salão do Automóvel, em 1981.

A partir dali a linha Pajero, nome que remete a um felino ágil e rápido proveniente majoritariamente dos pampas argentinos, passava a escrever uma história que o coloca, sem dúvida, no panteão dos mais bem-sucedidos veículos já produzidos em todo o mundo.

Sua robustez e capacidade para enfrentar, sempre com conforto e tecnologia, absolutamente todos os tipos de terreno marcaram não apenas o Pajero, mas sim toda a imagem da Mitsubishi Motors em mais de 170 países dos cinco continentes.

As primeiras unidades do Pajero desembarcaram oficialmente no Brasil ainda em 1991, logo após a abertura comercial do País. Desde então, dezenas de milhares de unidades foram comercializadas.

O sucesso do Pajero foi tão grande que dele surgiram diversas variantes que foram trazidas para o mercado brasileiro. O Pajero Sport chegou já em 2000 e foi produzido no País entre 2006 e 2010.

A partir de 2009, o Pajero Ful também ganhou a companhia do Pajero Dakar, SUV de médio porte que homenageia as conquistas do modelo no mais difícil rally do mundo.

O Pajero Dakar passou a ser produzido no Brasil a partir de 2012, com motor turbodiesel de 165 cv e 38,1 kgfm de torque, além da opção V6 Flex de 205 cv e 33,5 kgfm de torque. Sua produção na fábrica da HPE Automotores em Catalão/GO, se deu até o fim de 2017.

 

Série especial

 

A série especial Legend Edition vem equipada com motor de 3.2 litros a diesel e 200 cv a 3.800 rotações, o modelo desenvolve 44,7 kgfm de torque e traz transmissão automática. Ele também traz o completo sistema de tração Super Select AWD-II, controle de estabilidade e tração (ASTC), suspensão independente nas quatro rodas, que garante precisão nas curvas, além do EBAC, assistente de frenagem no motor para descidas íngremes, e da segurança entregue por oito airbags.

A série especial Legend Edition chega na versão de cinco portas com quatro opções de cores de carroceria e outras duas para o revestimento em couro no interior.

Todas 100 unidades serão numeradas e trarão acabamento em preto brilhante nos skid plates traseiro e dianteiro, na grade dianteira, nos espelhos retrovisores e nas molduras decorativas laterais. As rodas em aro 20 também trazem acabamento exclusivo.  

Tanto na parte traseira quanto nas laterais, o exclusivo emblema “Legend Edition” estará presente, assim como no painel do modelo que, neste caso, receberá também a numeração de qual das 100 unidades desta série especial se trata o veículo.

O emblema “Legend Edition” também estará presente no para-brisas e o vidro traseiro, como forma de dar ainda mais exclusividade ao modelo.#



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.