Pensado, inicialmente, para o mercado
norte-americano, o Volkswagen Taos, que utiliza a nova plataforma MQB, faz
alusão ao nome de uma cidade do estado do Novo México e também a denominação do
idioma utilizado pela tribo Tiwa, daquela região, que se traduz em “lugar de
salgueiros vermelhos”.
Mas como o SUV também está sendo
comercializado na América Latina, a montadora escolheu concentrar a produção do
Taos na planta que fica localizada na cidade de Pacheco, na Argentina.
Assim, o Volkswagen Taos será
oferecido em duas versões: Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor
250 TSI e câmbio automático de seis marchas.
Com elementos singulares e ousados, o
Taos tem o dom de impressionar e ser notado em qualquer lugar. Suas dimensões
são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e
traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente
‘rápido’ e a linha de cintura elevada, garantindo porte musculoso e imponente.
Na dianteira, a personalidade do Taos é marcante. A começar pelos faróis
full-LED com um desenho extremamente refinado e com sistema IQ. Light, o mais
moderno do segmento. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED
que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca.
Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou
na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô
vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com
linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de
"X".
Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura
de todo o carro. As lanternas têm traços sofisticados e que acompanham
perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do
porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 25,5 kgfm
e ao moderno motor turbo com injeção direta de combustível. As belas rodas de
liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual
externo do Taos.
Espaço interno
O SUV médio da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo 2.680 mm de
entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas,
pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas
com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.
O porta-malas oferece 498 litros para levar a bagagem. Os bancos
traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade
de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou
pranchas de surfe.
Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro
revestindo portas e painel frontal, o Taos proporciona uma atmosfera elegante e
com muito requinte, a exemplo de veículos de segmentos superiores.
E essa refinada ambientação fica ainda mais premium com os bancos
revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design -
presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou aqui no Brasil
com o Nivus - e a sofisticada "Ilha digital", que envolve o
motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma
incrível tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que
utiliza uma tela gigante de 10,1" polegadas, de altíssima definição.
Além disso, o Ambient Light permite aos
ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição.
Segurança
Uma das principais novidades tecnológicas é a Frenagem Autônoma de
Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos
traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o
sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta
sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do
veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.
Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise
Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o
Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente
pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se
mover, em um intervalo de até três segundos.
Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de
fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado
com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois
laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade
(ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do
diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.
médios.
O painel é totalmente
digital. A multimídias da versão
Comfortline vem com a exclusiva tela de 8 polegadas de altíssima resolução,
enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display e tela de 10,25
polegadas e inteiramente configurável.
Aliás, junto com a chegada do Taos às concessionárias, o VW Play traz
novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps.
Desempenho
O Taos chega equipado com o motor 250 TSI Total Flex, que já equipa
T-Cross, Jetta e a linha GTS, que gera 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque
de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando
acelerações vigorosas e retomadas intensas. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre
em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. A transmissão é
automática de seis velocidades, com recurso de troca de marchas através das
“borboletas” atrás do volante multifuncional.
O Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson
na dianteira e multilink, na traseira.
O SUV chega recheado de novidades desde a configuração de entrada,
Comfortline. Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado
Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro,
câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica,
controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e
crepuscular, sistema KESSY, painel de instrumentos digital com tela de 8
polegadas, central de infotainment VW Play, entre muitos outros.
Dois pacotes de
opcionais são ofertados para esta versão: Pacote Conforto - bancos revestidos de couro; bancos dianteiros com
sistema de aquecimento; e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste
lombar.
Pacote Segurança - AEB (Frenagem
Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de
Cruzeiro).
Para a Comfortline estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco
Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium. Já a Highline ganha mais duas tonalidades
incríveis e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege.
Os preços do Volkswagen Taos se iniciam em R$ 154.990.#