Mas esse ícone do prazer
ao dirigir nunca deixou de despertar paixões em quem aprecia carros esporte,
ouve o ronco do motor ou pega carona em um. Agora o Polo traz de volta à
realidade a lenda GTS, em uma perfeita combinação de tecnologia, inovação e
tradição, para tornar-se nova referência em esportividade dentro de seu
segmento no País. O modelo chega este mês às mais de 500 concessionárias da
marca com preço a partir de R$ 99.470. O preço é salgado e não sei se a sigla
hoje vai fazer a diferença haja visto que são tantas as opções no mercado que o
preço vai fazer muito a diferença.
Performance acima da média
O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima
supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h. Isso graças ao consagrado conjunto
mecânico que combina o motor 250 TSI (quatro cilindros e 1,4 litro de
cilindrada), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e 250 Nm (25,5 kgfm)
de torque - também com etanol ou gasolina - ao câmbio automático de seis
marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo).
Parte da família EA211 de motores, o 250 TSI é produzido na Fábrica de São
Carlos. Aplicado nos modelos Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos
de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e
baixo consumo de combustível - como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e
cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.
Esportividade em cada detalhe
Externamente, o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que
garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada.
Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade do
Polo GTS. A grade do radiador tem formato de "colmeia" e traz o logo
GTS. Em relação ao Polo Highline, o para-choque dianteiro é novo e mais
imponente.
Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17
polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 - perfil que permite ótimo
equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Para isso
colabora o acerto mais firme da suspensão, em relação à da versão Highline.
Ainda na lateral, o Polo GTS traz as capas dos retrovisores pintadas na cor
preto brilhante.
Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do
porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque
traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna
diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é
dupla.
Interior único e exclusivo
Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais de porta são da cor preta), o
grande destaque são os bancos esportivos, mais firmes, que oferecem bom apoio
ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em
carros de competição.
O revestimento é feito com misto de tecido e couro,
trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da
década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto.
O volante é exclusivo, com acabamento de couro e
costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão
nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes.
Como opcional está disponível o pacote Beats, com o
sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador,
além do recurso de variação do espaço no porta-malas (s.a.v.e.) e rede para
objetos no compartimento.
O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco
Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza
Platinum).