De
olho à multiplicação dos SUV´s, que se desdobram cada vez mais em novos nichos,
a JAC Motors está apresentando mais uma alternativa de utilitário-esportivo
para o mercado brasileiro. Atualmente, a marca já comercializa os modelos T40,
T50 e T80, sem contar as opções 100% elétricas (iEV20 e iEV40). Com o T60, a
JAC pretende introduzir neste segmento de mercado os mesmos patamares de
desempenho, tecnologia e sofisticação de sua versão top de linha – o T80 –, mas
com um preço muito mais próximo à categoria de SUV´s médios. O T60 estreia no
Brasil por R$ 99.990 (Pack 2) e R$ 104.990 (Pack 3).
Como
um modelo de porte médio-grande, mas extremamente bem equipado desde a versão
Pack 2, o JAC T60 ganhará notoriedade rapidamente em seu segmento. “Nenhum
outro SUV na faixa de R$ 100 mil é tão bem equipado e sofisticado. Além disso,
o JAC T60 garante um desempenho empolgante como nenhum outro modelo desta
categoria”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors
Brasil. “Quem disse que não era possível reunir a versatilidade de uso de um
utilitário com o temperamento mais nervoso de um esportivo?” desafia Habib.
O
vigésimo-sexto lançamento da JAC Motors no Brasil (em menos de 9 anos de
mercado) apoia-se em um motor de apenas 1,5 litro de deslocamento volumétrico,
turboalimentado, para proporcionar o prazer ao dirigir apregoado pelo
presidente da marca. Os 168 cv de potência surgem a apenas 5.500 rpm. Mas é no
torque que a unidade motriz, dotada de sistema VVT (variador de fase do comando
de válvulas), esbanja sua eficiência: ele produz 21,4 kgfm a 2.000 rotações. Na
prática, o torque máximo está sempre disponível.
Pronto
a acelerações vigorosas e retomadas ágeis, o T60 apresenta uma performance só
vista em sedãs esportivos e que, certamente, irá distingui-lo rapidamente dos
principais concorrentes. O motor atua em conjunto com o câmbio CVT de 6 marchas
criadas eletronicamente. Atinge 195 km/h e requer somente 9,6 segundos para
sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente
responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão
independente MacPherson na frente e com eixo de torção na traseira, com molas e
amortecedores calibrados para mesclar conforto ao rodar e firmeza nas curvas. O
conjunto é amparado por um extenso conjunto de recursos eletrônicos que
preservam aderência e estabilidade em curvas, com destaque para o controle
eletrônico de tração e estabilidade.
Já
o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo
esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake
Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de
“cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador
(é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens).
As
rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 215/50
R17 – o perfil mais baixo não compromete a performance em condições suaves de
off-road, até por se tratar de um SUV. Mas seguramente é um diferencial
positivo nas tocadas mais esportivas, onde minimiza o efeito de rolling da
carroceria em altas velocidades.
A
direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o que
garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor
como nos sistemas hidráulicos. Concebido para acomodar confortavelmente uma
família de 5 pessoas, outro diferencial do JAC T60 é a capacidade do
porta-malas de 650 litros, que ainda permite expansão com o rebatimento do
banco traseiro e que pode chegar a 1.210 litros.
Uma
das grandes virtudes de todos os modelos JAC Motors lançados no país sempre foi
a boa relação custo/benefício. E não será diferente com o T60. De forma bem
objetiva, o T60 vai custar o preço dos modelos compactos (Honda HR-V, Jeep
Renegade, Hyundai Creta), mas muito maior e mais equipado e sofisticado. Ao
avaliarmos os SUV´s que possuem realmente o porte do T60 (Jeep Compass, Chery
Tiggo7, Mitsubishi ASX), o modelo da JAC se posicionará de maneira bem mais
competitiva – e continuará sendo muito mais equipado e sofisticado!
Com
dimensões generosas – 4,41 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de
altura e 2,62 m de distância entre-eixos –, o JAC T60 foi desenvolvido no
Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Por dentro, o modelo da JAC
acomoda confortavelmente cinco adultos e prima pela sofisticação. O acabamento
é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote mais
generoso do mercado brasileiro.
Não
é exagero afirmar que o JAC T60 garante um nível inigualável de equipamentos de
série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na
chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2:
· chave Keyless
· fechamento dos vidros com comando na chave
· faróis com acendimento automático
· luzes diurnas de LED (DLR)
· faróis com regulagem elétrica de altura
· luzes de conversão estática
· cruise control
· sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
· computador de bordo
· volante multifuncional
· câmera de ré
· freios com ABS, BAS e BOS
· assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start
Assist)
· controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS
e ESP)
· TPMS
· assentos Isofix
· vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
· retrovisores com acionamento elétrico
Mas
o T60 vai além. E ainda contém:
· câmera 360 3D
· direção elétrica progressiva
· freio de estacionamento elétrico
· rodas de liga aro 17
· banco do motorista com ajustes elétricos
Vai
além mesmo. O JAC T60 exibe ainda:
· painel 100% Digital Active Info Display, com tela
de TFT e 3 modos de apresentação
· tela multimídia de 10,25 polegadas no console
central, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
· Central touch de comandos do multimídia e da
climatização
E
ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$
104.990, e que inclui:
· teto solar elétrico
· bancos em couro