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Ford apresentou o Mustang Lithium, protótipo elétrico de ultra-alto desempenho
desenvolvido em parceria com a Webasto, no Sema Show, em Las Vegas. Com torque
impressionante de mais de 138 kgfm e potência de 900 cavalos, disponíveis
instantaneamente, o modelo leva o desempenho do Mustang a um novo patamar, que
só carros totalmente elétricos podem alcançar.
O protótipo elétrico do carro esportivo mais vendido do mundo
serve para medir o interesse da nova geração de consumidores e também como
plataforma de teste de tecnologias de gerenciamento térmico e de bateria
desenvolvidas pela Webasto e a Ford.
“A Ford não faz segredo de que estamos eletrificando nossas
linhas de veículos mais populares”, disse Hau Thai-Tang, diretor de Compras e
Desenvolvimento do Produto da Ford. “Este protótipo do Mustang é uma grande
oportunidade de mostrar o que um novo trem de força elétrico pode fazer pelo
desempenho de um carro que todos já conhecem e amam.”
O Mustang Lithium é uma fera elétrica pronta para as ruas. Ele
tem componentes da carroceria de fibra de carbono, capô com janelas
transparentes de policarbonato, altura rebaixada em 1 polegada e rodas forjadas
de 20 polegadas. Sob o capô, traz um motor elétrico Phi-Power de dois núcleos e
duplos inversores de potência, alimentados por um sistema de bateria Webasto de
800 V com tecnologia EVDrive capaz de fornecer 1 MW de potência.
A tensão de 800 V é o dobro da usada na maioria dos carros
elétricos atuais, o que torna o sistema mais leve, mais potente e menos gerador
de calor. A transmissão manual de seis velocidades é uma versão especial da
Getrag MT82, usada em competições de arrancada para suportar o altíssimo
torque. Os freios dianteiros de seis pistões Brembo são os mesmos do Shelby
GT350R. O Mustang Lithium tem também modos de direção exclusivos: Valet
(manobrista), Sport, Track (pista) e Beast (fera), que podem ser selecionados
instantaneamente numa tela de 10,4 polegadas no painel.
A Ford já produziu mais de 800.000 veículos elétricos e híbridos
em todo o mundo nas últimas duas décadas e está investindo mais de US$ 11,5
bilhões em veículos elétricos até 2022, incluindo um novo SUV inspirado no
Mustang e uma F-150 totalmente elétricos. Os novos SUVs híbridos Ford Explorer
e Escape 2020 são equipados com bateria de íons de lítio de quarta geração,
semelhante à usada no Mustang Lithium.