A 12ª geração do
veículo mais vendido do mundo estreia no País como um divisor de águas na
indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez na história, um veículo
híbrido com motor flex é produzido no Brasil, o que certamente
contribuirá para o desenvolvimento e modernidade da cadeia produtiva nacional.
A cada geração, nesses mais de 50 anos de existência, o
Corolla sempre se manteve fiel à sua filosofia original e foi o símbolo da
Toyota do autêntico QDR da marca de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.
Produzido em 15 locais diferentes e vendido em mais de 150
países, o Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de
sua estreia. No Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos
consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais
vendidos do País.
Disponível exclusivamente na versão sedã, o Novo Corolla
conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com
transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema
híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel,
que faz dele o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil.
A Nova Geração do Corolla ainda conta com novo design, mais
robusto e esportivo, mais itens de tecnologia e conforto, além do pacote de
segurança ativa Toyota Safety Sense, que faz dele o sedã médio com mais itens
de segurança do Brasil.
Para esse lançamento, a Toyota do Brasil investiu R$ 1
bilhão em sua unidade fabril de Indaiatuba, que já produziu mais de 1 milhão de
Corollas desde que foi inaugurada em 1998. A partir de agora, a fábrica está
apta a produzir o modelo que chega em uma nova plataforma GA-C, baseada na
filosofia TNGA. Além disso, a unidade fabril de motores de Porto Feliz também
passa a produzir o novo motor flex 2.0L Dynamic Force, a partir de um
investimento de R$ 600 milhões.
O Novo Corolla 2020 chega às concessionárias no dia 12 de
setembro com preços a partir de R$ 99.990,00.
VERSÕES
A nova geração do Corolla chega ao mercado brasileiro
disponível em três versões diferentes e duas motorizações.
O Corolla com motor 2.0L Dynamic Force estará disponível nas
versões GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido
estará disponível apenas na versão topo de linha Altis.
DESIGN EXTERNO
O Novo Corolla 2020 chega com um desenho externo
completamente renovado, trazendo um aspecto mais elegante, robusto, dinâmico e
esportivo ao modelo.
Com sua nova plataforma GA-C, o Corolla passa a ter um
centro de gravidade mais baixo (-10mm), o que contribuiu para uma silhueta mais
aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas.
Os designers buscaram refletir uma forte presença com uma
postura firme e uma sensação de amplitude nas linhas do Novo Corolla. Agora, as
laterais dos para-choques dianteiro e traseiro sobressaem-se, dando ao veículo
maior robustez.
Na frente, destaca-se a forma trapezoidal das laterais do
para-choque que circundam a grade frontal inferior. A grade dianteira superior
é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se
até as laterais do veículo, dando-lhe um caráter mais dinâmico.
Complementam o design uma grande grade na cor preta e os
faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis
híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o
pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.
Na traseira, o desenho das lanternas está em harmonia com o
porta-malas, enquanto o para-choque pronunciado de design moderno possui vincos
marcantes que expressa uma postura ampla e robusta e transmite sensação
imponente. O design trapezoidal reverso do porta-malas e a queda acentuada nos
cantos do para-choque procuram obter uma impressão unificada entre o design
dianteiro e traseiro, criando assim uma aparência harmoniosa em todo o veículo.
Os novos faróis dianteiros com regulagem de altura e sistema
automático de iluminação são de halogênio nas versões GLi e XEi em formato de
três “J”, complementados pelas luzes diurnas DRL em LED colocadas abaixo da
linha cromada que percorre toda a frente do veículo. Para a versão Altis, os faróis
Bi-LED possuem desenho em formato de dois “J” com DRL que acompanha o mesmo
design. A versão híbrida ainda possui acabamento na cor azul.
Com relação às lanternas traseiras, o design da lente e o
acabamento cromado alternam sua direção para expressar uma aparência
sofisticada com um senso de precisão. Enquanto a versão Altis (híbrida e 2.0L
Dynamic Force) possui lanternas inteiras em LED, o conjunto nas versões GLi e
XEi é de halogênio, com luz de freio, de ré e de neblina em LED.
Todas as versões do Novo Corolla possuem rodas de liga leve,
sendo que na GLi é de 16” com acabamento na cor prata com pneus 205/55 R16,
enquanto a XEi e Altis híbrida são de 17” com acabamento na cor prata. A versão
Altis 2.0L Dynamic Force conta com acabamento na cor preto brilhante com pneus
225/45 R17 (opcional para a versão Altis híbrida no pacote Premium).
Uma das novidades do Novo Corolla 2020 é o teto solar
elétrico com função antiesmagamento, melhorando a sensação de espaço e
iluminação dentro da cabine, disponível de série para a versão Altis 2.0L
Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida.
Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de
comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm)
e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a
mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros. Já o
tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na
versão híbrida.
Além disso, algumas mudanças contribuíram muito na melhoria
aerodinâmica do carro e no campo de visão dos passageiros, como a parte detrás
do capô do motor que teve sua altura reduzida em 35 mm, enquanto a superfície
do porta-malas abaixou em 20 mm.
DESIGN INTERNO
O interior do Novo Corolla 2020 foi completamente renovado.
As características fundamentais do veículo foram aperfeiçoadas como padrão
global e expressas de forma simples, mas elegante.
O design do painel de instrumentos visa uma sensação de
amplitude e abertura que, combinada com o console central, oferece uma
distribuição ideal do espaço com um caráter minimalista.
O volante de três raios com controles de áudio e computador
de bordo tem acabamento em couro e possui aletas para troca de marcha (paddle
shift) nas versões XEi e Altis com motor 2.0L Dynamic Force.
O painel de instrumentos nas versões com motor 2.0L Dynamic
Force conta com três mostradores, um circular, no centro, onde é possível
visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado
esquerdo, onde o motorista exibe o conta-giros e o termômetro do motor, e uma
tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo,
com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro,
autonomia etc.
Já a versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital
e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do
computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um
indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a
informação de combustível e temperatura do motor.
O acabamento interno primoroso, marca registrada do Corolla,
segue sendo um ponto de destaque nessa nova geração com três tipos de
acabamento dos bancos. A versão GLi conta com partes revestidas de tecido e de
couro, ambos na cor preta. Já as versões XEi e Altis híbrida contam
exclusivamente com partes revestidas de couro preto, enquanto a versão Altis
2.0L Dynamic Force e Altis híbrida com pacote Premium contam com partes
revestidas em couro bege e marrom.
Além disso, os ocupantes do banco traseiro contam com apoio
de braços com porta-copos central, oferecendo conforto e comodidade.
Uma das grandes novidades do Corolla é o teto solar elétrico
disponível, de série, na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote
Premium para a versão híbrida, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir
e sensação de esportividade. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem
acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.
PERFORMANCE
Uma das grandes novidades na linha Corolla 2020 são seus
novos propulsores. A Toyota fez questão de oferecer duas opções modernas e
eficientes aos consumidores brasileiros.
O novo motor a combustão 2.0L Dynamic Force de quatro
cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável
inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de
abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um novo sistema de injeção
direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de
direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.
Com alta taxa de compressão (13:1) e curso longo, novos
pistões de baixa fricção, o novo motor 2.0L Dynamic Force é 15% mais potente e
9% mais eficiente do que o motor da geração anterior. Fabricado na planta de
motores da marca, em Porto Feliz (SP), esse é o motor mais potente que já
equipou um Corolla.
Sendo assim, temos:
- 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo
Atkinson Flex, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido
com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido
com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm.
O Novo Corolla 2020 com motor 2.0L Dynamic Force também tem
uma inédita transmissão Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade
de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta. Para
isso, os engenheiros da Toyota acoplaram uma engrenagem mecânica que atua na
arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha. O
resultado é uma transmissão altamente eficiente em qualquer faixa de
velocidade.
Inédito sistema híbrido flex
O inédito sistema híbrido que combina três motores, dois
elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid
transaxle é a maior novidade da Toyota, afinal, este é o primeiro
híbrido flex do mundo.
O sistema híbrido da Toyota, nesta nova geração do Corolla,
combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com
101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a
5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm
(abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois
motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque,
garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de
condução.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável
por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco
traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a
estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os
ocupantes.
A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de
planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo
de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta
continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar
energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que
acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia
elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo
no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
Sobre esse tema, segundo o INMETRO, o Corolla híbrido é
capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com
gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade.
Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38
MJ/km.
No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo
Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com
molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada
para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou
altas.
A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone,
com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer
excelente estabilidade e maior conforto de condução.
PREÇOS
Modelo
|
Versão
|
Preço público sugerido
|
Toyota Corolla 2020
|
GLi 2.0L Dynamic Force Flex
|
R$ 99.990,00
|
XEi 2.0L Dynamic Force Flex
|
R$ 110.990,00
|
Altis 2.0L Dynamic Force Flex
|
R$ 124.990,00
|
Altis Híbrido Flex*
|
R$ 124.990,00
|