O Territory foi exibido no Salão do
Automóvel de São Paulo no ano passado como teste de mercado e desde então vinha
sendo apontado como forte candidato à ampliação da linha no Brasil. A reação
positiva que o modelo recebeu tanto por parte do público como da rede de
concessionárias da marca foi determinante nessa decisão.
“A resposta dos consumidores ao
Territory foi excelente, especialmente nos aspectos chaves de design externo e
interno, espaço e tecnologia. Eu disse então ao nosso time que tínhamos de
arregaçar as mangas e trazer rapidamente esse veículo para os consumidores da
região. É uma satisfação confirmar agora que ele será lançado no Brasil e na
Argentina em 2020”, disse Lyle Watters.
Segundo ele, o Territory é uma
combinação perfeita da experiência global da Ford em engenharia, qualidade e
manufatura com a competitividade de custos da China para entregar um produto
vencedor. “Ele é um exemplo da rápida transformação da Ford em uma empresa
realmente centrada no consumidor, mais conectada e focada em qualidade e
serviços, com produtos empolgantes que vão surpreender e encantar os clientes.”
O executivo informou ainda que a
primeira exibição pública do Territory será feita no mês que vem, no Rock in
Rio, festival que tem a Ford como montadora oficial.
SUV de nova geração
Desenvolvido pela Ford na China em
parceria com a JMC, o Territory faz parte de uma nova geração de veículos com
conceito avançado e tecnologias encontradas apenas em segmentos superiores. A
conectividade é um de seus pontos fortes. Além de carregamento sem fio para
celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas,
ele terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado
conectado ao FordPass que permite ao motorista travar, destravar, dar partida,
localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente. Esse recurso
também poderá viabilizar a oferta de novos serviços, como seguros baseados no
uso do cliente.
“O Territory é um grande exemplo de
como a Ford está se transformando rapidamente para cada vez mais espelhar os
consumidores de hoje e do futuro. Ou seja, uma geração conectada, móvel e ativa
que quer resolver seus problemas de forma fácil e rápida e tem o tempo como
commodity mais valiosa”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford
América do Sul.
Além de oferecer o maior espaço da
categoria para os passageiros de trás, o Territory traz equipamentos como
câmera de visão 360 graus. Suas tecnologias de assistência ao motorista incluem
piloto automático adaptativo, estacionamento automático, alerta de permanência
em faixa e monitoramento de ponto cego. Mais detalhes do veículo, como
motorização, versões e preço, serão divulgados mais próximo do lançamento.
Como exemplos da expansão e
transformação do modelo de negócios da Ford com o uso de novas tecnologias,
foram citados também o aplicativo gratuito FordPass e o Auto Busca, plataforma
revolucionária de compra de peças para os reparadores independentes que está
sendo lançada no mercado brasileiro.
Otimismo na economia
Lyle
Watters mostrou uma visão otimista em relação às perspectivas de crescimento
econômico do Brasil e da Argentina, os dois maiores mercados da região. O
acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi destacado como um dos fatores
que contribuem para essa percepção.
“Esse acordo é um dos maiores já
celebrados no mundo. Ele terá uma implantação gradual, mas vai mudar as
relações do Brasil e da Argentina com o mundo. Achamos isso muito importante
para a região e em particular para o setor automotivo e vai exigir um intenso
trabalho para elevar a nossa competitividade”, disse.
O
presidente da Ford América do Sul citou ainda a aprovação da reforma da
previdência e os esforços do governo e do Congresso em direção ao realismo
fiscal como pontos favoráveis dessa evolução. “Na minha visão, estes são os
combustíveis para um crescimento sustentável da economia”, afirmou.
O
executivo também demonstrou confiança de que a Argentina seguirá um caminho de
modernização administrativa e econômica. “Tanto o Brasil como a Argentina
estão buscando estímulos para promover o crescimento da economia e, ao refletir
sobre esse cenário, sinto-me realmente otimista e motivado a levar os nossos
negócios a um novo nível na região”, completou.
Gabriel Lopez, presidente da Ford
Argentina, destacou a força da marca no mercado argentino, com uma linha de
grandes produtos que será reforçada com a chegada do novo SUV. “O Territory
será o próximo capítulo da nossa história de sucesso no país e parte do negócio
muito mais forte e sustentável que estamos construindo com uma visão centrada
no consumidor.”