Notícias -Mercado

Ascenção e referência no mercado automotivo

Atualmente, a AutoMAIA é uma das maiores revendas de automóveis de Minas Gerais

O jovem empresário Flávio Maia, de 38 anos, se declara um verdadeiro apaixonado pelo ramo automotivo. Uma identificação tão forte que, aos poucos, foi virando coisa séria. Os caminhos percorridos na vida e na profissão o levaram a fundar a AutoMAIA Veículos, nascida em Belo Horizonte em 2016, fruto de um desejo profundo de explorar e vivenciar esse universo.

Flávio Maia é graduado em administração de empresas pela PUC Minas, tem MBA em projetos pela Fundação Dom Cabral e outro em finanças pelo IBMEC. Desde 2018 é também diretor de planejamento e marketing da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG).

Por muitos anos, trabalhou no setor de telecomunicações. Mas o encantamento pelos veículos deu o impulso para o novo prumo que teria início em 2013. Depois de deixar a atividade em telecomunicações, começou a comprar e vender automóveis, por conta própria.
Em 2015, Flávio tinha vendido sozinho 166 carros. “Comprava e vendia carros na garagem do meu apartamento em Belo Horizonte. Cheguei a alugar 11 vagas de garagem no prédio onde eu morava", lembra.

À medida que a nova atividade foi ganhando corpo, Flávio alugou um estacionamento na Lagoinha, um dos bairros mais antigos da capital mineira, onde nasceu e viveu até os 19 anos. A reformulação sobre o negócio seria o passo seguinte.  Flávio visitou mais de 100 imóveis até encontrar um espaço de subsolo em um prédio entre a Avenida Amazonas e a Rua Ouro Preto, em BH. Ele abriu a loja em formato sala com estacionamento e, assim, nascia a AutoMAIA Veículos.

 

Salto para o sucesso

 

No princípio, Flávio assumiu a empreitada com outros dois colaboradores. Ele se lembra da loja instalada no último imóvel, em uma rua sem saída. Ali, a AutoMAIA experimentou anos de prosperidade, se tornando conhecida devido ao ousado plano de mídia coordenado por seu comandante.

O talento logo fez a empresa crescer e o espaço foi ficando pequeno. "Começamos a precisar de um lugar maior, de estacionamento para receber os carros em avaliação. Não cabia mais ali", rememora. Neste movimento de ampliação da marca, encontrou o lugar ideal para a construção da nova sede.

A loja agora ocupa um imóvel na Avenida Amazonas, no Barro Preto, com mais visibilidade, e faz jus ao crescimento do negócio. O ambiente de 800 metros quadrados, de frente para a avenida, muito mais que um showroom, é um lugar onde os traços arquitetônicos modernos se sobressaem para oferecer ao cliente uma experiência completa, de comodidade e bem-estar. Valores que se somam à escolha pelo carro.
Existem nas instalações lounge de convivência, espaço para café, jardim vertical, fraldário, espaço pet, e muito mais. Tudo para receber o cliente e familiares quando do momento da realização desse sonho, a hora de ter um carro, acontece. "A experiência com o cliente não se encerra no momento do negócio. Pelo contrário, começa aí. É preciso cuidar desse cliente. Quando precisar de um novo serviço ou produto, a ideia é que sejamos sua primeira opção. O foco é o seu bem-estar. Despertar emoção", revela Flávio Maia.

 

Empresa reconhecida

 

A AutoMAIA conta hoje com 22 funcionários e é uma das revendas de veículos mais conhecidas na cidade. O trabalho está centrado nos processos digitais. Somando todas as redes digitais, a empresa contabiliza mais de 100 mil seguidores e, em média, 800 mil clientes por mês têm contato com a marca partindo de alguma plataforma digital.

Em 2019, a AutoMAIA foi considerada empresa destaque do segmento pela ASSOVEMG. "Com apenas quatro anos de existência, já negociamos mais de 5 mil carros", diz o executivo.

Para ele, o sucesso do negócio está ligado ao foco da empresa em carros 100% selecionados e a uma gestão baseada em quatro pilares: cultura organizacional forte, gestão humanizada, decisões baseadas nos números, profissionais altamente especializados e focados no cliente. "Como desafio para os próximos anos, a AutoMAIA quer se consolidar como a melhor opção em Minas Gerais para compra ou venda de um veículo seminovo", projeta o empresário.

A pandemia, que traz muitos aspectos negativos, em algumas situações, também, evidencia oportunidades. É o que acontece no mercado de seminovos. É um ramo beneficiado com a crise do coronavírus, e Flávio Maia identifica dois motivos para tanto: a escassez de carro zero no mercado tem feito o cliente optar por outro modelo seminovo e, com o isolamento social, muitas pessoas que preferiam se deslocar via aplicativos começaram a migrar para o carro próprio - o carro virou barreira sanitária.

E qual a receita para um negócio tão bem sucedido, ainda mais em apenas quatro anos de existência? "Um negócio só prospera se você faz algo que vai superar as expectativas do público consumidor. Tem que inovar, fazer diferente e criar processos que visem o cliente. O cliente quer comodidade e o digital veio pra ficar", dá a dica o empresário, salientando que a transparência nas relações é a base para qualquer negócio.

 

Qualidade

 

Para onde se olha, em todos os cantos da empresa tem um quadro que referencia “Nosso Jeito de Ser”. Todas as surpresas do dia a dia precisam ser tratadas como os princípios escritos nesse quadro. "Também somos extremamente rigorosos com nossos processos. Eles complementam a 'receita do bolo' para a satisfação do cliente", continua Flávio Maia.
O empresário cita outro grande desafio na AutoMAIA: a reposição do estoque, mantendo o atual padrão de qualidade dos carros. A média de quilometragem dos carros hoje na AutoMAIA não chega a 25 mil quilômetros rodados, e encontrar este padrão de carro não é fácil. Mais de 60% do estoque é vendido em até sete dias, já que este perfil de carro se vende sozinho.

"Não temos os carros mais baratos do mercado, mas a qualidade é imbatível. Queremos nos posicionar como a primeira opção para vender ou para comprar um carro 100% selecionado”. E, para quem procura raridades, a AutoMAIA é o lugar certo. "Costumo dizer que eu brinco de comprar e vender carro. É uma diversão", finaliza.#



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.