Nossa primeira impressão foi positiva ao dirigir o Fiat Argo
Drive 1.3 litro equipado com o conjunto S Design e câmbio manual. O preço deste
modelo fica na casa dos R$ 71.500.
O hatch da Fiat tem um desempenho muito bom, mesmo sem turbo.
O motor de alumínio não utiliza correia dentada e, sim, corrente de
distribuição e responde muito bem em todas as faixas de rotação. Acoplado a um
câmbio manual de cinco marchas, o motor tem comportamento suave, mesmo notando
que as relações de marchas sejam curtas, mas ideais para um propulsor que gera
101 cv (G) e 109 cv (E) de potência máxima. O torque máximo é de 13,7 kgfm (G)
e 14,2 kgfm (E).
Em movimento, sentimos que o Fiat Argo Drive 1.3 S Design se
comporta muito bem nas curvas e nas retomadas de velocidade. A suspensão é bem
equilibrada e oferece conforto aos ocupantes, mesmo em ruas com
paralelepípedos. A direção com assistência elétrica é bem precisa e macia,
respondendo com rapidez aos comandos do motorista.
Abastecemos o hatch somente com etanol e o consumo girou em
torno de 6 km/l na cidade e 11,5 km/l no trânsito rodoviário, segundo a
indicação do computador de bordo. De acordo com a Fiat, a velocidade máxima do
veículo nestas condições é de 180 km/h (G) e 184 km/h (E).
Pacote S Design
O pacote S
Design oferece uma série de equipamentos de segurança e conforto que deixam o
Argo Drive 1.3 mais atraente, mesmo não sendo o conjunto mais completo que a
Fiat oferece.
Sentimos
falta da câmara de ré. Mesmo assim, pelo valor de R$ 3.880,00 esse pacote
oferece controles de tração, de estabilidade e assistente de partida em rampa.
Ainda, inclui itens de conveniência (ar-condicionado digital, entrada e partida
sem chave), faróis auxiliares, interior escurecido e alguns detalhes de
acabamento. As rodas também são alteradas e escurecidas com aro 15 e pneus
185/60.
O encosto do banco traseiro poderia ser fracionado, o que
facilitaria uma melhor configuração para transporte de objetos maiores e também
o acesso ao compartimento de bagagens, que tem capacidade para 300 litros.
Regulagem do volante
O volante tem apenas a regulagem de altura, o que prejudica
em alguns casos a visualização do painel do veículo, que tem um quadro de
indicadores de boa leitura.
Pela proposta do Fiat Drive 1.3 S Design, o acabamento não
foge à regra, apesar de apresentar muito plástico duro, mas nada que possa
comprometer.
O volante multifuncional é de boa ‘pega’ e tem comandos do
equipamento de som e do computador de bordo. No centro do painel há uma tela
multimídia de sete polegadas que pode ser compatível com aplicativos para
Android e Apple.
No geral, o Fiat Argo Drive 1.3 S Design 2021 é ideal para
casais com no máximo dois filhos pequenos ou, ainda, para o uso urbano diário.#