Localizada no Cambuí (Av. Orosimbo Maio, 1140), a Tempo Fiat Digital
começa a operar no dia 8 de agosto (quinta-feira). A concessionária faz parte
do projeto de lançamento de lojas digitais, que começou com a unidade Fiat
Amazonas Pacaembu, em São Paulo (SP). “O sucesso da nossa primeira
concessionária digital chamou a atenção de todos. Concessionários e clientes
que conhecem de perto o projeto mais inovador dos últimos tempos do setor
sempre elogiam a nova forma de abordagem. Dessa forma, assim como planejamos,
seguimos expandindo o projeto”, explica João Paulo Toscano Filho,
gerente-sênior de Desenvolvimento de Rede da FCA. O plano inicial prevê a
inauguração de 20 concessionárias digitais e a implantação do conceito em
outras 110 concessionárias já existentes, totalizando 130 pontos de venda.
As mudanças de uma concessionária convencional para uma digital estão no
visual da fachada, iluminação, showroom e atendimento. No entanto, o mais
importante é a experiência do cliente, desde o momento que entra na loja até a
finalização do pedido. Primeiramente, o consumidor tem à sua disposição um
totem de autoatendimento, no qual se identifica com nome, endereço eletrônico e
telefone e recebe um QR code impresso ou via SMS no celular, que também será
utilizado em outras etapas da compra.
Em qualquer momento, o cliente pode solicitar apoio humano. No entanto,
toda a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento completo.
Outro fator diferenciado é que em lugar do vendedor tradicional, o processo é
apoiado por especialistas no produto e em negociação.
Há mesas interativas com telas grandes sensíveis ao toque em que o
cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais,
acessórios e serviços extras, sempre com acesso ao valor total do modelo
configurado. Também há uma tela dedicada à Mopar, divisão da Fiat Chrysler
Automóveis (FCA) responsável por pós-vendas, serviços, acessórios e
customização, na qual o cliente pode personalizar seu veículo e adquirir
serviços exclusivos.
A concessionária ainda conta com um mostruário físico de opções de
acabamento – cores, tecidos e outros detalhes. Configurado e escolhido o
modelo, o consumidor ainda pode fazer um test drive acompanhado de um
especialista.
Na hora de finalizar a compra, há o apoio de um especialista em
negociação. Neste procedimento, também há a alternativa de incluir o seminovo
do cliente como parte do pagamento. A entrega do veículo é feita na própria
Tempo Fiat Digital ou em outro endereço escolhido pelo consumidor. Os serviços
de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária no endereço da
matriz (Rua Engenheiro Augusto Figueiredo, 151, Ponte Preta) em que já mantém
estrutura.
No quesito visual, a loja aposta em conforto e bem-estar com o objetivo
de ser um espaço de venda e de experiência única do consumidor com a marca e
seus produtos. Além disso, é compacta e ocupa uma área menor do que um ponto de
venda tradicional, porque a maior parte das operações é digital.
Até mesmo a identidade visual da loja é diferenciada em relação às
demais concessionárias e se baseia na geometria de uma colmeia, formada por
hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô que caracteriza o logotipo da marca. À
noite, conta com iluminação sutil nos hexágonos e também um video wall de alta
definição, que compõem uma vitrine que comunica com agilidade as ações da
marca, características dos veículos e ofertas.
O resultado visual remete à ideia de modernidade e de uma rede
interconectada. Além disso tudo, a nova concessionária digital ainda conta com
espaço kids, lounge café e estande de vendas da grife Fiat Fashion. Vale dizer
ainda que a pioneira do projeto já tem uma performance de vendas de, em média,
30 unidades por mês, a mesma esperada para nova loja até o fim do ano.