O patrocínio tem duração de quatro anos e abrange todas as Seleções de
futebol do Brasil: de base, Olímpicas e principais, masculinas e femininas. O
vínculo cobre importantes competições internacionais, como a Copa do Mundo
Feminina (França) , Copa América Brasil 2019, Copa América de 2020, Jogos
Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020, e a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
“Como a mais brasileira de todas as fabricantes de automóveis, é com
muito orgulho que a Fiat se torna Patrocinadora Oficial das Seleções
Brasileiras, unindo duas grandes paixões do nosso país: futebol e carros”,
afirma Filosa – um italiano de nascença que se descreve como “um brasileiro de
família, de residência e de coração”. Para o executivo, “trata-se de uma
oportunidade única para a marca Fiat, estreitando ainda mais os seus laços de
afinidade e paixão com as brasileiras e os brasileiros.”
“Esse é um patrocínio que une verdadeiros campeões: a mais vencedora de
todas as seleções do futebol mundial com uma marca consagrada por sua tradição
em produzir veículos inovadores e muito desejados pelos brasileiros”, comenta
Caboclo. “Para a CBF, o vínculo com a Fiat é altamente estratégico e chega num
momento importante para as Seleções do Brasil: enquanto a equipe feminina entra
na Copa do Mundo, o time masculino começa com força o ciclo de preparação para
o Mundial do Qatar, em 2022.”
Tabelinha afinada
A afirmação de que a Fiat é a mais brasileira das montadoras tem forte
fundamento técnico e industrial: a FCA é a fabricante com maior índice de
nacionalização de seus produtos (superior a 90%, em média), ampla base de
fornecedores de nível mundial instalados pelo país e a maior capacidade de
Engenharia e Design instalada no Brasil - o que a torna a única empresa do
setor a deter domínio localmente sobre todo o ciclo de concepção, projeto,
desenvolvimento, teste e produção de veículos.
“São mais de 40 anos de presença consolidada no Brasil, com grandes
produtos inteiramente desenvolvidos no país ao longo dessa história”, lembra
Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e diretor comercial
da Fiat no Brasil.
“O futebol brasileiro é reverenciado mundialmente por sua ousadia e
identidade. A Fiat não é diferente: nós nos destacamos na indústria automotiva
pela ousadia e pela identidade marcante de nossas soluções em design,
desempenho e tecnologia.”
O Diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto, vê outro ponto em comum
entre a Seleção Brasileira e a Fiat. “Ambas trazem uma relação com os
brasileiros que reforça o sentimento de confiança e pertencimento”, comenta.
A Fiat terá direito a utilizar o título de Patrocinador Oficial da
Seleção Brasileira de Futebol e a dar visibilidade ao patrocínio em suas ações
de comunicação e promoção – seja no ambiente virtual ou nas competições e
amistosos em que a Seleção atuar.
“Torneios muito importantes, como a Copa do Mundo feminina e a Copa
América no Brasil, começam em breve e vão trazer excelentes oportunidades de
relacionamento com os nossos públicos”, observa Zola. “Já estamos preparando
séries especiais e outras surpresas para celebrar essa parceria campeã entre a
Fiat e a Seleção.”