Com este resultado, as vendas da empresa somaram 73.075 veículos comercializados
no acumulado do primeiro bimestre, assegurando a liderança no mercado
brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 19,2% de participação de
mercado no período. As vendas das marcas Fiat, Jeep, Ram, Dodge e Chrysler
somadas cresceram 35,6% em relação ao primeiro bimestre de 2018, muito além da
expansão geral do mercado, de 16,4% no período.
O bom desempenho é decorrente da aceleração de vendas das marcas Fiat e
Jeep. A Fiat alcançou em fevereiro o melhor resultado em participação
de mercado dos últimos dois anos. A Jeep consolidou sua liderança no
segmento de SUV e a presença dos dois modelos produzidos no Brasil, Renegade e
Compass, no topo do ranking dos mais vendidos na categoria.
Crescimento e
liderança da marca Jeep
A Jeep fechou fevereiro com 9.093 unidades vendidas, crescendo 51,9% em
relação a fevereiro de 2018. A marca alcançou 4,8% de participação de mercado
no mês e manteve a liderança no segmento de SUV, respondendo por 22,8% das
vendas totais. Os dois modelos produzidos no Brasil encerraram fevereiro como
líder e vice-líder do segmento pelo segundo mês consecutivo. Renegade foi o
líder com 11,8% e o Compass, vice-líder com 10,9% do mercado em fevereiro.
No acumulado do primeiro bimestre, a Jeep alcançou uma participação de
mercado de 4,7%, com 18.005 unidades vendidas, 37,9% a mais do que as vendas no
mesmo período de 2018.
“Começamos o ano com muito vigor, posicionando bem nossos modelos. O
novo Renegade, lançado em outubro do ano passado, tem um ótimo desempenho de
mercado, enquanto o Compass continua a ser um veículo altamente desejado pelo
consumidor”, afirmou Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América
Latina e diretora comercial das marcas Jeep, Ram, Dodge e Chrysler para o
Brasil.
Fiat tem a melhor
participação em vendas dos últimos dois anos
A Fiat alcançou em fevereiro o melhor desempenho em participação de
mercado dos últimos dois anos. A marca
registrou 28.721 vendas no mês, com uma participação de mercado
de 15,1%. Desde o mês de novembro de 2016 a marca não alcançava uma fatia
de vendas tão expressiva.
No primeiro bimestre do ano, o desempenho da Fiat também é positivo. A
empresa fechou o período com 54.883 unidades vendidas e uma
participação de mercado de 14,4%. O resultado é superior ao
registrado no primeiro bimestre de 2018, quando a Fiat acumulou vendas
de 40.726 unidades e 12,4% de market share. A Fiat avançou
2 pontos percentuais de market share neste ano e
posicionou dois modelos – Argo e Strada – entre os dez veículos mais
vendidos no Brasil no bimestre.
“Foi um avanço notável, pois crescemos 34,8%, frente a uma expansão de
mercado de 16,4% no primeiro bimestre na comparação com o ano anterior”,
afirmou Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e
diretor comercial da marca para o Brasil.
Os destaques do mês
O Argo ficou na quarta posição no ranking dos mais
vendidos, ganhando quatro posições em relação ao mês de janeiro.
Teve 6.673 unidades vendidas em fevereiro e 11.593 no
acumulado do ano. Em relação a 2018, as vendas acumuladas do modelo
cresceram 36%. O Mobi também avançou no mercado.
Teve 4.885 unidades vendidas em fevereiro e 9.298 no
acumulado do ano. Em relação a 2018, as vendas acumuladas do modelo
cresceram 16%.
A Fiat também confirmou sua liderança absoluta em picapes: de cada dez
vendidas no Brasil no mês de fevereiro, quatro são da marca Fiat. A Strada
teve 6.553 unidades vendidas em fevereiro. No acumulado do ano,
o volume de emplacamento atingiu 11.343 unidades. Em relação a 2018,
as vendas acumuladas do modelo cresceram 19%.
Herlander Zola atribui o bom desempenho à consolidação da gama de
produtos Fiat e a uma estratégia de posicionamento dos modelos no
mercado. "Com a nova linha de produtos, a ousadia e dinamismo da
marca Fiat, além da força da nossa rede de concessionárias, esperamos crescer
de forma sustentável em 2019", afirmou Zola.