O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas
com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0, que cria processos
inteligentes e flexíveis, tendo a produtividade como um dos principais
resultados.
A Estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, recebeu 158 novas
ferramentas. Na Armação foram instalados 239 robôs, mais rápidos, precisos e
eficientes, assim como equipamentos de solda a laser, que fazem a união das
peças por meio de um feixe de luz. A Pintura foi reprogramada e customizada
para receber as novas cores que acompanharão o modelo, além de um equipamento
de aplicação de cera nas cavidades, garantindo uma proteção extra contra
corrosão.
A Montagem Final recebeu modificações para atender a Estratégia Modular MQB no
Fahrwerk - onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão
e suspensão) com a carroceria. A unidade também recebeu o seu primeiro robô
colaborativo, que auxilia a montagem do eixo traseiro do modelo, ao lado de um
operador. Altamente tecnológico e seguro, o robô conta com sistemas que
paralisam a operação ao menor sinal de resistência, evitando acidentes.
Além disso, a fábrica também investiu na qualificação de seus empregados. Para
receber o T-Cross, foram ministradas mais de 40 mil horas de treinamento.
Com a grande expectativa para a chegada do T-Cross, a Volkswagen também
retomará o segundo turno de produção na unidade. A partir de abril, 500
empregados em layoff (suspensão temporária de contratos de trabalho) retornarão
às atividades, acelerando a produção do SUV.
Ofensiva de SUVs
O T-Cross faz parte dos cinco SUVs completamente novos que a Volkswagen lançará
no Brasil até 2020. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace, que já é o segundo
SUV premium mais vendido do País, com mais de 1.000 unidades vendidas
mensalmente. O segundo será o T-Cross e o terceiro SUV dessa estratégia será o
Tarek, a ser produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, fruto de
investimentos de US$ 650 milhões naquele país.
Atualmente, os SUVs representam 23,3% do mercado total de automóveis de passeio
no Brasil. Considerando o mercado de carros e comerciais leves, estima-se que
em quatro anos, de dez unidades vendidas no Brasil, no mínimo três serão SUVs.
São José dos Pinhais, a fábrica mais moderna da Volkswagen no Brasil
A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro
de 1999. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen.
Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e
atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos T-Cross, Fox,
Golf, Audi Q3 e Audi A3 Sedan.
produção do SUV T-Cross e o marco de 2,6 milhões de veículos produzidos desde
1999.
2019: 20 anos da unidade, com início da produção do T-Cross