Para
quem estreou no mercado nacional em 2011, o lançamento do quinto SUV (T6, T5,
T40 e T50, sem contar versões com câmbio manual ou automático) chama a atenção
pela sintonia com a incondicional preferência do consumidor. Não é pouco.
Atenta, portanto, aos anseios do público, que tem preterido os tradicionais
sedãs, hatches e minivans em favor dos “jipinhos”, a marca, representada no
Brasil pelo Grupo SHC, impõe-se novo desafio.
CONHEÇA O JORNALISTA CARLOS EDUARDO SILVA
O
JAC T80, como legítimo topo de gama, irá seguramente elevar o status da JAC
Motors na percepção de luxo, requinte, desempenho e sofisticação. Mais do que
quebrar paradigmas, no entanto, a missão do JAC T80 é importante: ele provará
ao consumidor que, sim, é possível adquirir um SUV de 7 lugares por menos de R$
140 mil com absolutamente todos os recursos tecnológicos disponíveis em modelos
bem mais caros.
De
início, o SUV da JAC oferece medidas generosas – 4,79 metros de comprimento –,
visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em
Turim, Itália. Por dentro, além de oferecer verdadeiramente sete lugares, tendo
sido concebido já na fase do desenvolvimento com essa capacidade, o JAC T80
prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos
premia o cliente com o pacote mais generoso do mercado brasileiro. E tudo isso
por um preço extremamente competitivo para a realidade do nosso mercado: ele
parte de R$ 139.990.
Embora
seja oferecido na faixa de preço de SUV’s médios com 5 lugares, como Hyundai
New Tucson e Kia Sportage (ambos com 4,48 m de comprimento), Mitsubishi Eclipse
Cross (4,40 m) e Jeep Compass (de 4,42 m de comprimento), o JAC T80, a julgar
por seu porte avantajado, nível de equipamentos de série e desempenho, poderá
ser comparado aos SUV´s de 7 lugares e categoria superior: VW Tiguan (4,70 m),
Hyundai Santa Fe (4,69 m), Kia Sorento (4,80 m) e Mitsubishi Outlander (4,70
m). O modelo chinês possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76
m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a
acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.
Além
das amplas dimensões, que efetivamente permitem a acomodação de sete pessoas,
não é exagero afirmar que o JAC T80 garante um nível inigualável de equipamentos
de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na
chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2
Mas
o T80 contém:
· painel Digital Active Info Display, com tela de
12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas
· tela multimídia de 10 pol no console, com
conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
O JAC T80 exibe ainda:
· seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”)
· direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste
(leve, normal e pesada)
· freio de estacionamento elétrico
· ar-condicionado digital Dual Zone
· rodas de liga aro 18
· bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do
motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.
E
ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 145.990,
e que inclui:
· Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts
RMS e 10 alto-falantes
· teto solar elétrico panorâmico duplo Command View
Dinamicamente,
o JAC T80 cumpre com tranquilidade seu papel de utilitário-esportivo. Garante
ótima performance em condições favoráveis de piso, graças ao motor 2.0
turboalimentado (com intercooler) de 210 cv e 300 Nm de 1.800 a 4.000 rpm, que
atua em conjunto com o câmbio DCT (Dual-Clutch Transmission, ou caixa de
dupla embreagem). O T80 atinge 217 km/h e precisa de apenas 9,2 segundos para
sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente
responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão
independente nas quatro rodas (MacPherson na frente e Multilink na traseira) e
o conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em
curvas. Mas o T80 também preserva o espírito aventureiro de um SUV. Muito
versátil em razão da boa altura do solo (22 cm), o JAC T80 tem boa performance
em pisos acidentados.
Já
o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo
esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake
Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de
“cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador
(é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens). As
rodas são de liga leve aro 18” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 235/60
R18. A direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o
que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do
motor como nos sistemas hidráulicos, e três modos de condução: leve, normal e
pesada.
Configurado
para atender aos anseios de uma família de até sete pessoas, o novo integrante
da família JAC Motors possui porta-malas de 620 litros de capacidade, que ainda
permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode
chegar à capacidade de 1.550 litros. Conforto e comodidade são pontos altos do
carro. Por intermédio da suspensão independente nas quatro rodas, o JAC T80
roda macio, sem a rispidez característica de alguns rivais.
CONHEÇA O JORNALISTA CARLOS EDUARDO SILVA