O Gol e o Voyage com câmbio
automático chegam ao mercado em julho como parte da linha 2019 dos modelos.
Eles integram a lista de 20 lançamentos previstos até 2020, dentro do conceito
da Nova Volkswagen e da maior ofensiva de produtos da história da empresa no
Brasil, como resultado de investimentos de R$ 7 bilhões no País até 2020.
Outra novidade é a aplicação do
propulsor 1.6l da família EA211, com até 120 cv (o mesmo utilizado no Polo MSI
e no Virtus MSI). Esse motor é associado no Gol e no Voyage 2019 ao câmbio
automático de seis marchas, com conversor de torque, que garante conforto e
praticidade no trânsito, sem abrir mão da robustez e da eficiência na troca de
marchas.
Dando continuidade à
simplificação da oferta de versões, Gol e Voyage 2019 chegam disponíveis em
versão única de acabamento. Assim, a Linha 2019 oferece três opções de motor e
duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco
marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática.
As configurações com transmissão
automática chegam para atender a várias demandas de mercado, que vão desde clientes
que procuram ótima relação custo-benefício e conforto a frotistas e pessoas com
deficiência (PCD).
Os modelos têm três anos de
garantia de fábrica sem limite de quilometragem e são oferecidos em cinco
cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas
metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).
Transmissão com
elevados níveis de conforto e robustez
A transmissão que equipa o Gol e o Voyage 2019 possui como
principais características alta robustez, rápidas trocas de marcha, elevado
nível de conforto e boa eficiência energética. Denominada AQ160-6F, a
transmissão automática do Gol e do Voyage 2019 traz relações de marcha e de
diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação.
Essa transmissão foi projetada para carros com motores
transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de
torque. Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades,
o câmbio AQ160-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas
condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o
consumo de combustível.
A transmissão oferece a opção de trocas manuais
sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do
volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento
esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para
rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um
comportamento mais dinâmico do veículo. Recursos exclusivos na categoria do Gol
e do Voyage.
Esse conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de
até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para
garantir também conforto acústico. Nessa configuração, a velocidade do Gol e do
Voyage 2019 (ambos utilizam pneus 195/55 R15) com o motor a 1000 rotações por
minuto (V1000) é de 45,3 km/h em sexta marcha. Ou seja, em velocidade de
cruzeiro em uma estrada, a 120 km/h, por exemplo, o motor do Gol e do Voyage
trabalha a 2.649 rpm, garantindo ótimo consumo de combustível, baixa vibração e
silêncio a bordo.
Motor 1.6 MSI – eficiência e desempenho
O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do
Gol e do Voyage (sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas) é da
família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).
Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de
alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.
Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para
admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas
integrado à tampa, com variação na admissão, proporcionando mais torque em
baixa rotação e melhor desempenho.
O motor 1.6l MSI tem duplo circuito de arrefecimento,
que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema
utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única
com o cabeçote. Resultado: vantagens de dirigibilidade na fase fria do motor e,
consequentemente, menor consumo de combustível.
O sistema e-Flex de partida a frio, que dispensa a
utilização do tanque auxiliar para gasolina, é outro destaque nessa
motorização. Esse recurso oferece maior conforto e praticidade ao motorista, além
de partidas mais rápidas nos dias de baixa temperatura.
A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110
cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm)
com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1
segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo
conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de
velocidade máxima (etanol).
Linha
2019 traz estilo atualizado e refinado
As configurações com transmissão automática do Gol e
do Voyage chegam para complementar a gama da linha 2019 dos modelos.
Visualmente, Gol e Voyage 2019 trouxeram várias novidades em design.
Na parte frontal, o capô está mais
elevado do que o do Gol e do Voyage anteriores com duas linhas que se conectam
aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por
ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.
Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen
fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o
capô seja totalmente horizontal e precisa.
O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na
parte inferior e linhas geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo. Os
faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura
preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”,
dando força ao visual frontal do Gol e do Voyage 2019.
Interior moderno – A linha 2019 dos modelos Gol e Voyage
traz um dos interiores mais modernos do segmento sendo referência em termos de
conforto e design.
Todas as linhas que determinam o painel estão
valorizadas e orientadas de maneira horizontal, a exemplo da faixa inferior que
percorre o painel de um lado a outro. Com aplicação da tecnologia In Mold
Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha destaque nas cores e grafismos
aplicados. As saídas de ar no painel contam com um formato angulado muito
elegante e funcional, típico de veículos de categorias superiores.
O volante multifuncional, oferecido como opcional,
confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. O
instrumento combinado (cluster) traz iluminação de LED, combinando com a
iluminação do console central e do sistema de infotainment.