A Volkswagen do Brasil promete a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua
história. O TiguanAllspace
é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020. É
também o primeiro utilitário esportivo à venda no País desenvolvido sobre a
Estratégia Modular MQB, o que possibilitou ao modelo Volkswagen trazer excelente
aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de
segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.
Em sua segunda geração, o Tiguan Allspace começa a chegar às concessionárias no fim de maio em três
versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI, que combinam
injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para
entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.
Pela primeira vez na história, oTiguan Allspace contará com
motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a
mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Outra grande novidade é o
retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design
diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350
TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à
inédita transmissão DSG de 7 marchas.
O Tiguan Allspace
será fabricado na planta de Puebla, no México, e estará disponível nas
configurações com cinco e sete lugares – trata-se do primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa
capacidade.
E mais: o Tiguan Allspace
contará com o melhor plano de manutenção de seu segmento no mercado brasileiro.
O benefício chamado “Revisão de Série” estará presente em todas as versões do
modelo onde as três primeiras revisões (10.000 km/ 12 meses, 20.000 km/ 24
meses e 30.000 km/ 36 meses) serão gratuitas, um grande diferencial na
categoria. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens
verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na
concessionária. Para se ter ideia do que representa esse benefício, o custo
médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.
O Tiguan Allspace
terá três anos de garantia total e será oferecida em cinco cores: uma sólida
(Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e
uma perolizada (Preto Mystic).
Design – postura inédita com novos benefícios
Em proporções, só ficou o nome da primeira geração. Isso porque o Tiguan Allspace é mais
comprido, mais largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos. Ou seja: é
uma atitude completamente diferente, com mais espaço interno para passageiros e
bagagens, sem abrir mão da excelente dirigibilidade proporcionada por um Volkswagen. Benefícios da Estratégia
Modular MQB.
Essa nova postura do Tiguan Allspace reforça a evolução no DNA de design da Volkswagen, com linhas modernas e uma
aparência refinada, em todas as perspectivas. Na frente, por exemplo, o modelo
mescla elementos de requinte, como os dois frisos cromados que cruzam a grade
do radiador, com soluções que realçam a robustez, como a grande tomada de ar em
preto na parte inferior e os elementos (também em preto) posicionados entre o
conjunto ótico e os faróis de neblina. O mais interessante é que cada versão
tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis
com lentes específicas para cada configuração.
Na lateral, destaque para a linha única e definidora que acentua o design da
janela, que se ergue atrás da coluna “C”. No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace contará com
três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a
versão de acabamento. Todas com visual inédito e desenvolvidas tendo como
premissas esportividade e requinte.
Na parte traseira a lógica nas linhas é ainda mais evidente. As lanternas trapezoidais
começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas
de escape. Os retrorrefletores ficam posicionados de maneira estratégica, na
mesma linha das lanternas e do escapamento. Toda a iluminação da parte de trás
é em LEDs (diodos emissores de luz), em todas as versões.
O interior do Tiguan Allspace reflete em cada detalhe as qualidades desse SUV.
Funcional, com vários porta-objetos e itens de comodidade. Inovador, com painel
de intrumentos digital e sistema de infotainment estrategicamente inclinado
para o motorista. Requintado no acabamento, no encaixe perfeito das peças e na
qualidade dos revestimentos e materiais utilizados. Familiar, com ampla
modularidade dos bancos, capaz de atender às famílias de vários tamanhos.
Referência em downsizing, agora flexível
O Tiguan Allspace
é equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4l TSI Total
Flex. Pertencente à família EA211, esse motor é feito na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).
Tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote
(variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com
injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência
de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5
kgfm), surge já a apenas 1.400 rpm e se mantém até 3.500 rpm, independentemente
da mistura de combustível.
As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI utilizam a transmissão DQ250, com seis
marchas, imersa em óleo, reconhecida pela sua eficiência e durabilidade. Ambas
as versões têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e
velocidade máxima de 198 km/h (independentemente do combustível utilizado).
Números excelentes para modelos que têm pequena diferença de peso: 1.562 kg
(250 TSI com cinco lugares) e 1.598 kg (Comfortline 250 TSI com sete lugares).
E para continuar a ser referência de downsizing em seu segmento, mesmo
consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses
combustíveis, o motor 1.4 TSI Total Flex traz uma série de novidades em relação
ao propulsor 1.4 TSI a gasolina, utilizado na geração anterior do Tiguan.
Motor de Golf GTI
O Tiguan Allspace
R-Line 350 TSI traz sob o capô o mesmo motor do Golf GTI: 2.0 TSI com potência
de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque. Da terceira geração da família EA888,
esse motor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível
ao turbocompressor, o que permite o downsizing (redução da cilindrada, com
excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta
eficiência energética.
O motor traz duplo sistema de injeção (combinando injeção direta – na câmara de
combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode
escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões
em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de
combustível.
A ampla faixa de aproveitamento desse motor é seu destaque. Os motores TSI
proporcionam baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque
a partir de baixas rotações. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300
rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200
rpm. Em outras palavras, o que era bom ficou ainda melhor. Em comparação
ao Tiguan de
primeira geração, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz 20 cv adicionais (ganho de 10% de
potência) e 70 Nm de torque extra (acréscimo de 25%).
O Tiguan Allspace
R-Line 350 TSI é equipado com a transmissão DSG de sete marchas (DQ500), também
imersa em óleo, que oferece a robustez e a esportividade necessárias para
trabalhar em harmonia com o motor 2.0 TSI em conjunto com a tração 4MOTION.
Esse conjunto mecânico colabora para que o Tiguan Allspace R-Line 350
TSI entregue desempenho de carro esporte – o SUV acelera de 0 a 100 km/h em
apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h. Números
impressionantes para um utilitário com 1.785 kg.
Conectividade em todas as versões
Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que
permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect
(Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque
(touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla
interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de
visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares
e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco
traseiro.
R-Line 350 TSI: Esportividade e exclusividade tamanho família
A segunda geração do Tiguan marca o retorno da grife R-Line 350 ao segmento. A VolkswagenR, divisão de preparação
esportiva da marca, desenvolve versões e pacotes esportivos, atendendo à
crescente demanda do público por carros aprimorados pela própria Volkswagen. Os desejos desses
consumidores específicos variam bastante, indo de uma aparência externa mais
esportiva a um interior exclusivo. Muitos também desejam um automóvel cuja
motorização e demais componentes mecânicos ofereçam desempenho ainda mais
esportivo.
Nesse contexto, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI chega ao mercado brasileiro para romper os
paradigmas de desempenho, design e tecnologia de seu segmento. Equipado com
motor 2.0 TSI com 220 cv, transmissão DSG de 7 marchas e tração 4MOTION, o
modelo exala esportividade, tanto em dirigibilidade como em aparência.
Exterior inconfundível. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz para-choque dianteiro exclusivo, com
um grande elemento central em preto brilhante, e entradas de ar ainda maiores.
Um friso cromado na parte inferior conecta os faróis de neblina. E mais: faróis
em LED com DLA (assitente dinâmico de farol) criam uma assinatura noturna
exclusiva para a versão topo de linha.
Toda a parte inferior do veículo é emoldurada por um friso cromado, que segue
pela lateral e invade a traseira. Nas laterais, os destaques ficam por conta
das molduras pretas das caixas de roda, das barras de teto na cor prata e das
rodas de liga leve estilo “Sebring” 19” (pneus 255/45 R19).
A esportividade segue na parte traseira, com para-choque de estilo
diferenciado. Na parte inferior, destaque para o elemento em preto brilhante,
que realça o contorno cromado das saídas de escape. O aerofólio também traz
acabamento em preto brilhante. O logotipo “R-Line” aparece na grade frontal e
nos para-lamas dianteiros.
Interior único. A cabine do Tiguan Allspace R-Line 350 TSI tem ambientação toda em preto. Colunas,
teto, tapecaria e bancos: toda a ornamentação é escura, com foco na esportividade.
O volante multifuncional tem design exclusivo (com a base reta, couro perfurado
e logo R-Line). Bancos com revestimento de couro Vienna preto com o logotipo
alusivo à versão complementam o conjunto.
Soleiras das portas e pedais de acelerador e de freio são de aço inoxidável
escovado. Outro detalhe importante é a iluminação nas laterais de porta,
criando um ambiente ao mesmo tempo sofisticado e acolhedor.