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Dinâmico e emocional: o novo Audi SQ5 3.0 TFSI

Motor V6 desenvolve 354 cv de potência e 500 Nm de torque. Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos

A Audi apresenta o novo SQ5, a versão mais esportiva do SUV de luxo da marca. Oferecido com motor 3.0 TFSI, o modelo produzido em San José Chiapa, no México, combina performance poderosa a uma eficiência aperfeiçoada e incorpora mais do que nunca o conceito emocional de um SUV prático. O veículo começou a ser vendido no mercado brasileiro neste mês.

 

O 3.0 TFSI

O SQ5 tem motor de 2.995 cm3 de cilindrada V6 TFSI com potência máxima de 354 cv. O propulsor turbo feito de alumínio entrega 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.

Novo processo de combustão: maior eficiência

Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi deixa o 3.0 TFSI particularmente eficiente. Ele é baseado no chamado Ciclo B que combina injetores de alta pressão localizado no centro das câmaras de combustão.

Com essa fase de compressão encurtada artificialmente, o Ciclo B permite um processo do motor com um raio de compressão significativamente maior. Combinado a uma infusão de potência que, quando normal, é mais longa em relação ao processo de compressão, permite uma combustão mais eficiente e um aumento de eficiência do motor.

Sob carga parcial, o Audi valvelift system permite uma duração de abertura muito curta, juntamente com o fechamento precoce das válvulas de admissão, o que reduz a fase de admissão. Em cargas mais elevadas o sistema muda para uma árvore de comando com tempo de abertura mais longo e um curso de válvula maior. O motor então opera com a taxa de compressão normal e taxa de transferência máxima.

Turbocompressor: fluxo de gases de escape separados

O turbocompressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (turbo de fluxo duplo). Os ramos de escape do banco dos dois cilindros funcionam separadamente no coletor de escape e na caixa do turbo, e somente se fundem antes da roda da turbina. Essa tecnologia melhora as características do fluxo para uma resposta mais espontânea da turbina, e é um fator chave por trás do desenvolvimento precoce de potência e torque. O turbocompressor fica localizado dentro dos 90no V dos bancos dos cilindros. Essa disposição permite um design compacto e perdas de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma extremamente espontânea e direta.

Outro módulo de eficiência: gerenciamento térmico inovador

O cárter e a cabeça do cilindro possuem circuitos de refrigeração separados. Após um arranque a frio, a bomba de água comutável controla o fluxo de refrigeração por meio do motor para que o óleo chegue à sua temperatura de operação o mais rápido possível. O coletor de escape está integrado na cabeça do cilindro e banhado no líquido refrigerante, ajudando o motor a aquecer rapidamente. Quando o propulsor está quente, o sistema reduz a temperatura de exaustão. O resultado é menor consumo de combustível, particularmente durante uma condução mais esportiva.

Dinâmica de direção

Uma transmissão tiptronic de oito velocidades mais rápida e com trocas mais suaves transmite a potência do novo SQ5. As marchas mais baixas trazem raios mais curtos e esportivos, enquanto as mais altas são alongadas para reduzir os giros e o consumo de combustível. Quando a função está ativa no Audi drive select, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.

A tração permanente quattro contribui para uma dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é enviada para o eixo com maior tração. O controle seletivo de torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.

A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é a fundação para a dirigibilidade esportiva do novo SQ5. O design complexo oferece grande estabilidade no limite e combina maior agilidade a um conforto significativamente aprimorado. O controle de amortecedores possui uma ampla expansão entre o conforto e a dinâmica. Os amortecedores com CDC (controle de amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive select, juntamente com o motor, direção e o câmbio tiptronic. Isso permite que o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos modos.

A nova direção eletromecânica com ajustes para a linha S é um importante atributo para a condução dinâmica. Pneus 255/45 calçam rodas de alumínio de 20”.

Sistemas de assistência ao motorista

O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista do altamente tecnológico portfólio do Q5. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa, enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. Entre os opcionais, o SQ5 traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e side assist com câmera 360o.

Carroceria e design externo

O novo SQ5 tem 4,671 milímetros de comprimento, 1,893 mm de largura e 1,635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2,824 mm. O SUV tem peso em ordem de marcha de 1.870 kg, graças a uma mistura inteligente de materiais como alumínio e aços de alta resistência à tensão.

Mesmo quando parado, uma série de detalhes destacam as características dinâmicas do novo SQ5. Os para-choques esportivos na dianteira e na traseira são complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo S com o red rhombus é usado em vários locais para identificar a versão.

 

Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as funções de iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis interno. As luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento. Nas laterais do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio.

Interior

O interior com tons escuros dá boas-vindas ao motorista e aos passageiros com soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S. Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de Alcantara e couro criam um ambiente dinâmico e elegante.

O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marcha também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.

O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.

Equipamentos

No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma extensa lista de equipamentos, incluindo rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.

Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.

 



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