A Audi
apresenta o novo SQ5, a versão mais esportiva do SUV de luxo da marca.
Oferecido com motor 3.0 TFSI, o modelo produzido em San José Chiapa, no México,
combina performance poderosa a uma eficiência aperfeiçoada e incorpora mais do
que nunca o conceito emocional de um SUV prático. O veículo começou a ser
vendido no mercado brasileiro neste mês.
O 3.0 TFSI
O SQ5 tem motor de 2.995 cm3 de cilindrada V6 TFSI
com potência máxima de 354 cv. O propulsor turbo feito de alumínio entrega 500
Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4
segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.
Novo processo de combustão: maior eficiência
Um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi deixa o 3.0
TFSI particularmente eficiente. Ele é baseado no chamado Ciclo B que combina
injetores de alta pressão localizado no centro das câmaras de combustão.
Com essa fase de compressão encurtada artificialmente, o Ciclo B
permite um processo do motor com um raio de compressão significativamente
maior. Combinado a uma infusão de potência que, quando normal, é mais longa em
relação ao processo de compressão, permite uma combustão mais eficiente e um
aumento de eficiência do motor.
Sob carga parcial, o Audi valvelift system permite uma duração de
abertura muito curta, juntamente com o fechamento precoce das válvulas de
admissão, o que reduz a fase de admissão. Em cargas mais elevadas o sistema
muda para uma árvore de comando com tempo de abertura mais longo e um curso de
válvula maior. O motor então opera com a taxa de compressão normal e taxa de
transferência máxima.
Turbocompressor: fluxo de gases de escape separados
O turbocompressor, que substitui o compressor mecânico do motor
anterior, opera de acordo com o princípio twin-scroll (turbo de fluxo duplo).
Os ramos de escape do banco dos dois cilindros funcionam separadamente no
coletor de escape e na caixa do turbo, e somente se fundem antes da roda da
turbina. Essa tecnologia melhora as características do fluxo para uma resposta
mais espontânea da turbina, e é um fator chave por trás do desenvolvimento
precoce de potência e torque. O turbocompressor fica localizado dentro dos 90o no
V dos bancos dos cilindros. Essa disposição permite um design compacto e perdas
de fluxo mínimas. Como consequência, o 3.0 TFSI responde de forma extremamente
espontânea e direta.
Outro módulo de eficiência: gerenciamento térmico inovador
O cárter e a cabeça do cilindro possuem circuitos de refrigeração
separados. Após um arranque a frio, a bomba de água comutável controla o fluxo
de refrigeração por meio do motor para que o óleo chegue à sua temperatura de
operação o mais rápido possível. O coletor de escape está integrado na cabeça
do cilindro e banhado no líquido refrigerante, ajudando o motor a aquecer
rapidamente. Quando o propulsor está quente, o sistema reduz a temperatura de
exaustão. O resultado é menor consumo de combustível, particularmente durante
uma condução mais esportiva.
Dinâmica de direção
Uma transmissão tiptronic de oito velocidades mais rápida e com
trocas mais suaves transmite a potência do novo SQ5. As marchas mais baixas
trazem raios mais curtos e esportivos, enquanto as mais altas são alongadas
para reduzir os giros e o consumo de combustível. Quando a função está ativa no
Audi drive select, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre
no momento em que o motorista tira o pé do acelerador em velocidades entre 55
km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.
A tração permanente quattro contribui para uma dirigibilidade
esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma
ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é
enviada para o eixo com maior tração. O controle seletivo de torque é ativado
em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas
internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo
uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.
A suspensão de cinco braços na dianteira e na traseira é a
fundação para a dirigibilidade esportiva do novo SQ5. O design complexo oferece
grande estabilidade no limite e combina maior agilidade a um conforto
significativamente aprimorado. O controle de amortecedores possui uma ampla
expansão entre o conforto e a dinâmica. Os amortecedores com CDC (controle de
amortecimento contínuo) adaptativos são integrados ao sistema Audi drive
select, juntamente com o motor, direção e o câmbio tiptronic. Isso permite que
o motorista controle as características do motor e a suspensão em diversos
modos.
A nova direção eletromecânica com ajustes para a linha S é um
importante atributo para a condução dinâmica. Pneus 255/45 calçam rodas de
alumínio de 20”.
Sistemas de assistência ao motorista
O novo SQ5 também recebe os sistemas de assistência ao motorista
do altamente tecnológico portfólio do Q5. O Controle de Cruzeiro Adaptativo
(ACC) que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção do veículo em
congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa,
enquanto o park assist facilita o processo de estacionamento. Entre os
opcionais, o SQ5 traz o assistente de tráfego reverso, exit warning e side
assist com câmera 360o.
Carroceria e design externo
O novo SQ5 tem 4,671 milímetros de comprimento, 1,893 mm de
largura e 1,635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2,824 mm. O SUV tem
peso em ordem de marcha de 1.870 kg, graças a uma mistura inteligente de
materiais como alumínio e aços de alta resistência à tensão.
Mesmo
quando parado, uma série de detalhes destacam as características dinâmicas do
novo SQ5. Os para-choques esportivos na dianteira e na traseira são
complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S,
além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva
é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do
acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo S com o red
rhombus é usado em vários locais para identificar a versão.
Tecnologia de LEDs é oferecido de série em todas as funções de
iluminação, como faróis, lanternas e pacote de luzes customizáveis interno. As
luzes de seta dinâmicas garantem um alto fator de reconhecimento. Nas laterais
do veículo, os espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da
carroceria destacam a aparência esportiva. O para-choque traseiro traz um
difusor de alumínio.
Interior
O interior com tons escuros dá boas-vindas ao motorista e aos
passageiros com soleiras iluminadas que trazem os logos exclusivos da linha S.
Costuras contrastantes no couro do volante e assentos esportivos revestidos de
Alcantara e couro criam um ambiente dinâmico e elegante.
O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro
pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas
de marcha também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé
são de aço inoxidável.
O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A
capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550
litros com o assento rebatido.
Equipamentos
No Brasil, o SQ5 é oferecido com uma extensa lista de
equipamentos, incluindo rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive
select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de
Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e
chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking
assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção
elétrico.
Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da
Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi
connect e Bluetooth.