O novo Audi RS 3 chega ao mercado brasileiro na consagrada versão Sportback e na inédita configuração Sedan para completar a vanguarda esportiva da marca no segmento de compactos premium. Com motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais agressivo, o carro traz uma experiência emocional de direção. Ambas as versões estão disponíveis por R$ 329.990.
“O RS 3
oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma
Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se
provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco
cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua batendo
recordes nas pistas. ”
De 0 a
100 km/h em 4,1 segundos
Por trás
da impressionante performance do RS 3 está o motor de cinco cilindros mais
potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de
potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu
cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é
disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém
constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100
km/h em 4,1 segundos – tanto na versão Sportback como na Sedan. O efeito dessa
extraordinária potência é intensificado pelo inconfundível som do
cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição entre os cilindros
diretamente adjacentes e amplamente espaçados.
Para uma
melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI emprega a
dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na
parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da
válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor – para um consumo
moderado com carga baixa ou parcial, bem como uma resposta mais espontânea do
acelerador e um alto nível de potência e tração com carga máxima.
Sistema
de tração quattro com distribuição variável de potência
A
transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral
permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. A
embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os
eixos. A tração quattro é integrada ao sistema dinâmico de direção Audi drive
select, assim como a direção, o câmbio S tronic, o gerenciamento do motor e as
abas de escape ajustáveis. O motorista pode variar individualmente o
funcionamento desses componentes entre três modos – comfort, auto e dynamics
(conforto, automático e dinâmico). O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC
(controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo
sport ajustado especialmente para o RS.
Bitola
mais larga e ajuste esportivo da suspensão
Junto à
direção progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão rebaixada em 25 mm
em relação ao A3, o RS 3 combina dinamismo fascinante a uma estabilidade
superior. Comparado ao A3, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais larga – e as
caixas de rodas são, consequentemente, mais robustas. De série, as rodas têm 19
polegadas de diâmetro e os pneus medem 255/30 na dianteira e 235/35 na
traseira, enquanto os discos de freios têm 310 mm de diâmetro.
Exclusivo
design RS
Por fora,
o RS 3 demonstra sua potência com a bela grade Singleframe preta brilhante com
padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a
redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência
mais larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são
de série. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de
escapamento esportivo exclusivo da linha RS com saídas ovais. O logo quattro,
localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na
aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do
porta-malas.
Audi
virtual cockpit
O painel
totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do sistema de
infotainment. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo
em ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus.
Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores indica
ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela
alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação
máxima.
Interior
esportivo e conforto excepcional
O RS 3 é
equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa Fina de série, que
trazem emblemas RS estampados nos encostos dos assentos. O volante esportivo de
couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação do sistema de
infotainment, além dos shift paddles para a troca das marchas. O principal
elemento de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do
console central. Também está incluso no sistema um recurso de pesquisa de texto
que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras
terem sido inseridas.
Outros
destaques incluem o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência,
acabamento interno de carbono, ar-condicionado automático de duas zonas, pedais
de alumínio, controle de cruzeiro, teto panorâmico elétrico Open Sky, sistema
Keyless-Go, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré,
Smartphone interface e faróis Full Led.