A Chevrolet lançou seu novo utilitário-esportivo (SUV)
médio, o Equinox. O modelo, que irá substituir o Captiva, chega em pacote único
de acabamento – Premier, inédita na linha local da GM - e motorização com o
preço de R$ 149,9 mil. O preço pode, inicialmente, parecer alto, mas a marca
norte-americana compensou isso com um generoso pacote de equipamentos e um
desempenho acima da média.
O Equinox é emp é equipado com o motor 2.0 turbo de duplo
fluxo com injeção direta de gasolina, que também equipa algumas versões do
Camaro nos Estados Unidos. São 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de
levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Como cerca de
90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem
respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80
km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a
velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h. De acordo com dados
do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade. O
câmbio é automático de nove velocidades e a tração é integral.
Com 4,62 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,69 m de
altura e 2,72 m de distância entre eixos, o SUV chama a atenção pelo desenho
imponente e pelo espaço interno farto. Os faróis full-LED e as rodas de 19
polegadas compõe o visual. A capacidade do porta-malas é de 468 litros e ele tem como diferencial o
fato de dispensar o uso das mãos para abri-lo – basta passar o pé sob o
para-choque traseiro.
Luxo
O Equinox inaugura no Brasil a versão de acabamento Premier,
a mais sofisticada da linha Chevrolet. Os bancos são revestidos com material e
acabamento especiais, como couro perfurado e costuras duplas. O painel também
segue o mesmo requinte de execução.
Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras
áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam
sofisticação e maior conforto. As cores preta e cinza predominam no habitáculo.
O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na
moldura central de instrumentos, no console e no volante.
O pacote O Equinox conta com uma extensa lista de itens de
segurança, o mais abrangente em sua faixa de preço. Traz desde tecnologias
capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um
sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os
airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da
batida, para que seja providenciado socorro adequado. Os equipamentos são
alerta de colisão, sistema de frenagem de emergência, Banco do motorista com
alerta tátil de segurança e assistente de permanência na faixa, entre outros.
Já o conforto é garantido por equipamentos como o s é o
sistema ativo de cancelamento de ruído, que, por meio de microfones, capta sons
que invadem a cabine e emite uma onda sonora neutralizadora. O Equinox conta
ainda com uma série de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre
eles o sistema de som de alta fidelidade com cinco alto-falantes e dois woofers
da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com
duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semiautônomo
de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.
O SUV vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela
capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com Apple CarPlay e Android
Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do
carro.
Além da função de telefonia, é possível interagir com
determinados aplicativos através da tela do veículo ou pelo sistema de comando
de voz a fim de evitar distrações. Entre os aplicativos compatíveis estão os de
música, como Spotify, de mensagens de texto, como o WhatsApp, e de navegação,
como o Waze e Google Maps.