04/08/2017     Lançamentos     Redação    
O Novo Polo está chegando ao mercado brasileiro para revolucionar o segmento de compactos premiumO modelo está em fase final de testes em condições de rodagem nas
estradas brasileiras. Construído sobre a Estratégia Modular MQB da Volkswagen,
o Novo Polo será equipado com recursos de assistência à direção, segurança e
dinâmica veicular até então disponíveis apenas em modelos de categorias
superiores, como o Golf e o Passat.
A Estratégia Modular MQB permitirá ao Novo Polo ser o primeiro em sua categoria
a oferecer recursos como freios a disco nas quatro rodas com Sistema de
Frenagem Automática Pós-Colisão (que freia o veículo para evitar múltiplas
colisões) e o inovador BSW (Limpeza Automática dos Discos de Freio), que seca
os componentes em caso de chuva, assegurando o menor espaço de frenagem e maior
segurança.
O Novo Polo terá configuração dianteira independente tipo McPherson e
interdependente na traseira, com eixo de torção.
Para o Brasil, a suspensão do Novo Polo foi elevada em 20 mm em relação à
versão Europeia, ganhando barra estabilizadora dianteira de 20 mm de diâmetro
(versão com motor TSI).
O maior vão livre em relação ao solo garante maior robustez em rodagem. As
molas e amortecedores possuem cargas definidas de acordo com as condições
brasileiras, garantindo mais conforto.
O Novo Polo será calçado com pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento,
que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a
alta performance dinâmica, em dirigibilidade e frenagens. Serão três medidas
disponíveis: 185/65 R15, 195/55 R16 e 205/50 R17.
Motor TSI de 128 cv e 200 Nm – o maior torque da categoria
Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI que equipará o Novo
Polo é da família EA211 – que também se caracteriza pela modularidade.
Total Flex, esse motor é capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos
dois combustíveis em qualquer proporção. Com etanol, sua potência máxima é de
128 cv, com torque máximo de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol.
‘200 TSI’ – Entenda os benefícios do alto torque
O Novo Polo vai inaugurar uma nova estratégia da Volkswagen – a sigla ‘200 TSI’
(referente a 200 Nm de torque, gerados pelo motor TSI, com tecnologia de
turbocompressor e injeção direta de combustível). Essa nova nomenclatura será
aplicada na tampa traseira do Novo Polo com motor TSI, reforçando o maior
torque do segmento de compactos premium, e em baixas rotações.
O torque é o grande responsável pela sensação de performance, deslocamento,
quando o corpo “cola” no banco nas retomadas de velocidade. Isso garante
esportividade, prazer ao dirigir e segurança para realizar ultrapassagens
seguras e superar subidas íngremes com facilidade. É aquela sensação de que o
carro tem força!
O torque pode ser medido em
Newton metro (Nm) ou quilogramas força metro (kgfm). Ambas as unidades
equivalem à medida da força (1 N) na extremidade de uma alavanca com um metro
de comprimento. No caso do motor TSI do Novo Polo, o torque equivale a 200 Nm
ou 20,4 kgfm.
O motor TSI fornece o torque máximo de 200 Nm a partir de 1.500 rpm. Isto
garante melhor aceleração com menos trocas de marchas e ajuda a economizar
combustível.
A nova transmissão automática de seis marchas AQ250-6F Tiptronic é
projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens
planetárias, com acoplamento por conversor de torque.
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Novo Polo, VW POLO, VW MQB