Notícias -Internacional

Renault aumenta presença no automobilismo esportivo

A Renault Sport passa comandada através de duas unidades distintas: a Renault Sport Racing e a Renault Sport Cars.

A Renault Sport Racing será responsável por todas as atividades de competição da Renault, com a Renault Sport Formula One Team, a Renault e.dams, a Fórmula Renault 2.0, a Renault Sport R.S. 01 Trophy, e outros programas de customer racing em circuitos e rali. O comando das operações da Renault Sport Racing será dividido entre as plantas de Enstone (Reino Unido) e Viry-Châtillon (França).

A Renault Sport Cars, que tem sua origem na divisão Renault Sport Technologies, comandará o desenvolvimento e comercialização da gama de veículos de produção em série Renault Sport. A Renault Sport é reconhecida em todo o mundo pela excelência de seus hatches esportivos compactos, como Mégane R.S. e Clio R.S., assim como pela eficácia e acessibilidade de seus GT, incluindo o Novo Mégane GT. A Renault Sport vai expandir sua presença internacional e a atratividade de sua Marca, ampliando sua gama e aportando novos investimentos em P&D.

A nova estrutura da Renault tem dois objetivos principais. Em primeiro lugar, promover a marca Renault Sport e atingir um público mais amplo, graças à escuderia Renault Sport Formula One Team e à audiência planetária da F1. Em segundo, a Fórmula E e outras atividades esportivas, como a Copa Clio, também contribuirão para a progressão da notoriedade e reconhecimento dos inúmeros diferenciais dos modelos da gama Renault, como os veículos elétricos.

A Renault Sport Racing e a Renault Sport Cars vão trabalhar de mãos dadas para maximizar as sinergias técnicas e comerciais, das pistas para as ruas. A primeira demonstração desta estreita parceria entre as duas unidades será revelada durante o Grande Prêmio de Mônaco.

Estamos convencidos de que os esportes a motor ainda despertam o imaginário dos apaixonados e condutores. A Fórmula 1 está no centro de nosso trabalho visando a aumentar a notoriedade da gama Renault, principalmente em territórios onde a marca deu seus primeiros passos. Evidentemente, esperamos que nosso compromisso com os esportes a motor tenham um impacto concreto nas vendas da Renault Sport. Trabalhando em nossa engenharia de programas tão competitivos, poderemos avaliar nossos desenvolvimentos e transferi-los para nossos modelos de produção e comercialização em série. Este profundo compromisso com o automobilismo esportivo está no cerne de nossa estratégia para a marca Renault, assim como a inovação tecnológica”, comentou Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault.

Para garantir a autonomia operacional necessária à performance em uma área de desenvolvimento tão rápido como as competições automobilísticas, com os objetivos e exigências estratégicos do Grupo Renault, foi criado um Conselho Fiscal, que será comandado por Carlos Ghosn.

A Renault Sport Racing será comandada por Jérôme Stoll, com o apoio de Cyril Abiteboul, como Diretor Geral. Subordinado a ele, Frédéric Vasseur entra para a família Renault Sport como Diretor de Competições, responsável pelas questões esportivas e técnicas. A Renault Sport Cars será comandada por Patrice Ratti, que terá a função de Diretor Geral. Guillaume Boisseau, Diretor de Marcas do Grupo Renault, será responsável pelo marketing, garantindo que a ativação e posicionamento dos programas esportivos estejam alinhados com a estratégia de marketing da Renault.

A Renault Sport Formula One Team é revelada

A nova escuderia Renault Sport Formula One Team está no centro das atividades esportivas. Este novo concorrente entra na competição com um chassi Renault R.S.16, desenvolvido e montado em Enstone, enquanto que a Unidade de Potência Renault R.E.16 continuará sendo desenvolvida em Viry-Châtillon.

Também foram implementadas mudanças no comando da escuderia de Fórmula 1. Bob Bell é agora Diretor Técnico da F1, contando com o apoio de Nick Chester, Diretor Técnico de Chassis, e Rémi Taffin, Diretor Técnico de Motores. Kevin Magnussen e Jolyon Palmer foram confirmados como pilotos titulares da Renault Sport Formula One Team. Esteban Ocon passa a integrar a equipe como terceiro piloto e piloto de reserva.

Parceiros-chave confirmados para a Fórmula 1

A Renault também anunciou seu pool de parceiros durante o evento. A Infiniti, marca da Aliança Renault-Nissan, vai continuar sua aventura na Fórmula Um junto com a Renault, fortalecendo seu compromisso através de um programa tecnológico específico. A Infiniti desenvolverá a segunda geração de sistemas de recuperação de energia (ERS) para a Unidade de Potência da F1.

Total e Renault vão ampliar sua parceria atual, por meio do fornecimento de uma série de produtos Total, concebidos especialmente para a Renault Sport Formula One Team.

A Renault também anunciou novas parcerias com outras marcas de prestígio, como o fabricante de relógios de luxo Bell & Ross, a mais inovadora entre as startups de engenharia acústica, a Devialet, bem como a renovação de contratos com parceiros atuais da equipe de F1, dentre os quais a Microsoft e a EMC. A Renault continuará a trabalhar com a Gravity Motorsports, uma filial de Genii Capital Group, que tem participação minoritária da escuderia de F1. A Genii e a Gravity trabalharam incansavelmente para garantir a sobrevivência da equipe em circunstâncias bastante difíceis. Por isso, a Renault tem orgulho de reconhecer este compromisso, mantendo Gérard Lopez como diretor não-executivo da escuderia.



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.