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Mercedes renova a linha de caminhões Atego

Versões 3030 e 3026 são os primeiros caminhões semipesados da marca alemã que saem de fábrica na configuração 8x2
A linha de caminhões médios e semipesados Atego da Mercedes-Benz passa a oferecer mais opções. Os modelos Atego 3030 e 3026 chegam ao mercado e são os primeiros veículos da marca a sair de fábrica já na configuração 8x2.
A estreia da Mercedes-Benz no segmento 8x2 com veículos próprios é o carro-chefe de vários lançamentos e novidades da linha Atego que a marca apresenta ao mercado. Destaque para o novo Atego 2730 6x4 para a construção civil e as severas operações fora de estrada, a opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo e os novos quadros de chassi, muito mais robustos e resistentes, para toda a linha de caminhões Atego 4x2, 6x2 e 8x2.
A linha de semipesados Mercedes-Benz ganha então os seus primeiros caminhões 8x2 com 4 eixos originais de fábrica, o que significa que o cliente conta com a garantia total da Mercedes-Benz sobre o veículo.
Com opções de entre-eixos de 4.800 e 5.400 mm, os modelos Atego 3030 e 3026 têm capacidade para um peso bruto total - PBT de 30 toneladas, permitindo aumentar em até quase 5 toneladas a carga útil do veículo. Eles são os veículos mais leves da categoria, transportando até 500 kg a mais que seus concorrentes.

Outro grande destaque do Atego 8x2 é o conceito dos eixos eleváveis, tanto na dianteira, quanto na traseira, poupando pneus quando o caminhão está vazio e reduzindo os custos com pedágio. Ou seja, o transportador ganha em flexibilidade para rodar com seu veículo vazio ou carregado.
O segundo eixo na parte dianteira do caminhão é do tipo direcional, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro. Isso propicia mais confiabilidade e segurança à operação.
Atego 2730 6x4 versões basculante, betoneira e plataforma
Mantendo sua tradição em sempre oferecer soluções para as severas aplicações da construção civil em obras urbanas e das operações fora de estrada, como dos setores canavieiro, madeireiro e da mineração, a Mercedes-Benz lança o Atego 2730 6x4, com versões plataforma (P), basculante (K) e betoneira (B).
A cabina do Atego 2730 foi especialmente desenvolvida para atender sua vocação fora de estrada, trazendo adicionalmente recursos, como ângulo de entrada de 25°, parachoque e escada resistente a impactos, entre outros destaques.
As novidades do Atego fora de estrada visam tornar estes caminhões ainda mais econômicos e confortáveis, o que resulta em maior produtividade e rentabilidade para o cliente.
Com tomada de força no câmbio (versão basculante) ou tomada de força no motor e escapamento vertical (betoneira), o Atego 2730 6x4 sai de fábrica já apto para sua aplicação, preservando a originalidade dos componentes e exigindo menor tempo na montagem dos implementos.
Opção de câmbio automático para o Atego 1729 coletor de lixo
Caminhão robusto, resistente e com excelente custo operacional, o Atego 1729 coletor de lixo traz importantes novidades para o mercado. Além de receber o novo quadro de chassi dos caminhões Atego, passa a oferecer a opção de câmbio automático Allison. Isso propicia um nível superior de conforto e dirigibilidade ao motorista, contribuindo para maior produtividade em sua jornada de trabalho.
O câmbio automático é altamente recomendável nas operações de coleta de lixo devido ao intenso “para e anda” do veículo, o que ocasiona alto desgaste da embreagem na opção de câmbio manual. A solução automática é mais robusta e evita as paradas frequentes para troca de embreagem.
De qualquer forma, a fim de atender a todas as demandas do mercado, o Atego 1729 coletor de lixo continua sendo oferecido também na versão com câmbio mecânico, aumentando as opções de escolha para os clientes.
Novo painel de instrumentos
A partir de 2016, os caminhões Atego terão inédito painel de instrumentos que, por exemplo, se destaca pela fácil navegabilidade, sendo totalmente intuitivo e amigável. O display, colorido e em alta definição, de 4 polegadas, facilita a leitura dos dados e mensagens.
Os comandos do painel podem ser executados por teclas de navegação em cruz ou por meio de botões no volante, item que se torna opcional a partir de 2016. Assim, o motorista identifica rapidamente todas as informações e funções essenciais para melhor controle da operação e manutenção do veículo, como consumo de diesel e nível de lubrificantes, além das opções de entretenimento, caso do novo sistema de som. A partir de 2016, os caminhões Atego têm a opção de rádio original de fábrica, com Bluetooth e entrada USB.
O módulo PSM do Atego, que se torna série em todos os veículos, permite a troca de informações entre a linha CAN eletroeletrônica do caminhão e equipamentos externos. Isso traz mais flexibilidade ao implementador e ao cliente.
Os caminhões Atego também já vêm preparados para a ativação do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, bastando que o cliente faça a solicitação junto à Mercedes-Benz.


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