Notícias -Serviço

Saiba quando trocar o pneu do seu carro

TWI indica o momento em que o desgaste do pneu atinge o máximo permitido por lei
Vocês sabiam que andar com pneus que rodem abaixo dos 1,6 mm na banda de rodagem dá multa? Mas como saber se o seu pneu está abaixo desse índice? Como saber se está na hora de trocar o pneu? Pois saibam que é muito fácil.
A análise do Indicador de Desgaste da Rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator, a sigla em inglês), aponta quando os sulcos do pneu atingem a profundidade de 1,6 milímetros. TWI são pequenas elevações que correm de uma ponta a outra do pneu e são indicadas com a sigla "TWI" ou com um triângulo na parede do pneu. Quando o desgaste atinge essas elevações podemos ter certeza que já está na hora de trocá-lo.
São considerados "carecas", os pneus que estão abaixo dos 1,6 mm de profundidade, e quanto menor a profundidade dos sulcos, maior a probabilidade de aquaplanagem, que acontece quando o pneu não dá conta de drenar a água existente entre a borracha e o asfalto, se movimentando sobre o espelho d'água e perdendo aderência ao solo.
Além dos riscos com acidentes, há também possibilidade de multas, sendo considerada infração de acordo com Artigo 230, Inciso 18 do Código de Trânsito Brasileiro.


Vídeo




Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.