Com estilo
personalizado e diferencial com escorregamento limitado, o hatch terá uma produção
de apenas 1.500 unidades, que estarão à venda no final do ano nos Estados
Unidos e Canadá.
Para desenvolver o
novo Focus RS 2018, os engenheiros da Ford Performance ouviram comentários dos
fãs em blogs, fóruns e grupos do Facebook. Alguns deles, inclusive, foram
convidados a conhecer o carro em primeira mã . Outro atrativo do modelo,
especialmente para os colecionadores, é que será a última edição do esportivo
da atual geração.
O hatch estará
disponível em duas cores, vermelho Race e azul Nitrous, ambas com teto e capas
dos retrovisores em preto brilhante. O aerofólio traseiro tem acabamento na
mesma cor, com o logotipo RS em azul nas laterais. As rodas de liga leve são de
19 polegadas, com pintura especial.
A cabine traz
acabamento em fibra de carbono nas maçanetas, alavanca de freio e moldura do
medidor do turbo, além de equipamentos do pacote opcional RS2, como bancos de
couro e camurça Recaro com ajuste elétrico em oito posições e aquecimento,
volante e retrovisores aquecidos e sistema de navegação com comando de voz.
“É uma grande satisfação trazer essa edição limitada do Focus RS para a América
do Norte, onde ele sempre foi muito popular”, diz Henry Ford, gerente de
Marketing da Ford Performance. “Passamos muito tempo ouvindo os nossos
consumidores, conversando com membros de fã-clubes, lendo comentários e
sugestões em sites e estudando fóruns de imagens.”
O diferencial de
escorregamento limitado Quaife permite ao Focus RS 2018 aproveitar toda a
potência de 350 cv do motor 2.3 EcoBoost, controlando o torque nas rodas
dianteiras. Se uma das rodas patinar, ele redireciona o torque para a outra,
refinando a aceleração e a estabilidade.
“Melhorar a
dinâmica de direção de um carro como o Focus RS não é fácil, mas nossos
engenheiros entregaram um sistema capaz de extrair cada gota de potência do
motor”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.
O novo sistema está integrado às outras tecnologias avançadas do Focus RS,
incluindo:
· sistema de tração
integral – distribui o torque na dianteira e na traseira (em média 70% para o
eixo traseiro) com sensores que monitoram o veículo 100 vezes por segundo;
· vetoração dinâmica
de torque – uma embreagem controlada eletronicamente envia o torque para um
lado ou outro nas rodas traseiras em apenas 0,06 segundo;
· controle vetorial
de torque – aplica automaticamente pequenas frenagens nas rodas dianteiras para
limitar a rotação e aumentar a força de tração; e
· modos de direção
com o primeiro modo “drift” da Ford, que permite derrapagens controladas em circuito
fechado, e controle de arrancada que ajuda o carro a acelerar de 0 a 100 km/h
em apenas 4,7 segundos.