Notícias -Lançamentos

Audi R8 Coupé V10 plus: Um 'foquete' sobre rodas

A Segunda geração do modelo de alta performance é equipada com motor 5.2 FSI de 610 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.

 O motor central-traseiro V10 e um recém-aprimorado sistema quattro asseguram um desempenho de tirar o fôlego, especialmente na versão top de linha V10 plus, com 610 cv: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.

O motor central-traseiro que trabalha em altas rotações tem desempenho superior, graças ao conceito de construção leve e um chassi extremamente dinâmico com o sistema de tração quattro e controle de torque variável. O superesportivo foi redesenvolvido do zero, ficando mais nervoso, arrebatador e fascinante tanto nas pistas quanto nas estradas.

“A paixão pelo automobilismo, uma característica marcante da Audi desde sua criação, é a base para o desenvolvimento do R8 Coupé V10 plus. Esse é o modelo de produção mais rápido e potente já criado pela nossa marca, oferecendo alto desempenho e emoção para quem dirige”, afirma Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil Graças à colaboração com a engenharia de automobilismo e pilotos, o modelo recebeu um claro aumento de performance – o que beneficia não só o carro de produção em série como também o R8 LMS, que tem o R8 como base.

 

O motor de 10 cilindros

O 5.2 FSI desenvolve 610 cv na versão V10 plus. A opção de topo acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 330 km/h. O som do propulsor V10 aspirado, cujo torque máximo está disponível a 6.500 rpm, ficou mais poderoso e afiado. Uma transmissão S tronic de sete velocidades e um renovado sistema de tração quattro transmitem a potência para os asfalto. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.

 

Construção leve: apenas 1.580 kg

O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1.580 kg. Apesar da dose extra de equipamentos e da rigidez maior, o superesportivo é 50 kg mais leve que seu antecessor. A construção Audi SpaceFrame (ASF) é feita com diversos materiais, assegurando baixo peso e otimizando a distribuição de peso por eixo. A combinação de alumínio e polímeros de fibra de carbono reforçados abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento em acidentes.

Com o ASF, cada componente é precisamente desenhado para uma localização e um propósito. A carroceria ficou 15% mais leve que na geração anterior, mas a rigidez torcional aumentou 40%. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce. Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida.

 

Design: simples, amplo, robusto

O design reflete o caráter poderoso e esportivo do R8. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto – o design externo claramente distingue o R8 como um esportivo puro-sangue à primeira vista. Com 4,42 metros de comprimento, 1,24 m de altura e distância entre-eixos de 2,65 m, suas dimensões mudaram muito pouco em relação à geração anterior. A largura tem agora 1,94 m, apenas 4 cm a mais que no antecessor. As proporções do carro se assemelham às de um carro de corrida e ficaram ainda mais pronunciadas.

As quatro argolas enfeitam a ponta do capô e a grade Singleframe com design estilo colmeia é ampla e plana. Superfícies de plástico moldadas se fundem aos faróis. As características das luzes de rodagem diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro.



Galeria de Fotos


Comentários



Receba Grátis o Jornal WSN

Receba semanalmente no seu e-mail, um jornal 100% automotivo com noticiário completos e cheio de ofertas de veículos novos e seminovos.