Notícias -Lançamentos

Peugeot lança novo 308

Hatch médio, importado da Argentina, ganha novo visual, mais equipamentos e mecânica melhorada
A Peugeot lançou o novo 308. O hatch médio passou por um facelift e teve suspensão recalibrada. A versão top de linha, agora, é flex e ganhou novo câmbio automático de seis marchas. Ele já está sendo vendido em três versões: 1.6 (R$ 69.990), Allure 2.0 com câmbio automático (R$ 75.990) e Griffe THP (R$ 82.990)
O modelo, que é produzido no Centro de Produção de El Palomar, na Argentina, incorpora a nova identidade da marca, apresentada primeiramente na versão atual do sedã 508. Com os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão. Os faróis tiveram o interior retrabalhado.A frente também integra um novo para-choque, que possui na área inferior uma grade em acabamento preto que atravessa todo o veículo para destacar sutilmente sua largura. A peça abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, ambos itens de série desde a primeira versão.
O modelo também ganhou novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro e multi-raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo topo de gama (Griffe). A traseira do veículo tem novas lanternas, que trazem iluminação em LED.Por dentro, O 308 conta com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra ainda o limitador e o regulador de velocidade. A ampla lista de comodidades avança para o acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.
O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console. Há ainda ar-condicionado automático de duas zonas, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na espuma. O revestimento é em couro perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.
O 308 também tem nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como rádio AM/FM com memória, leitor de MP3 e fotos, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth, audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo, computador de bordo. O sistema ainda tem função Jukebox com 16 GB de memória interna para armazenar músicas em MP3. A versão top de linha Griffe ainda agrega indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada e navegação por GPS. Mas a grande novidade dessa central é a possibilidade de espelhamento do smartphone na tela do veículo.
O pacote de segurança inclui, desde a versão de entrada, sistema Isofix para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (com alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor e do acompanhante; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes). Tem também freios com ABS, repartidor eletrônico de frenagem e a auxílio a frenagem de emergência. A partir da versão da versão Aluure, o hatch conta com controle de estabilidade.
Motor
Após a estreia no SUV compacto 2008, o novo 308 recebe, na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 cv e passa a ser um dos hatchbacks de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor.
Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano. As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%. 


Galeria de Fotos


Comentários



Assine nossa newsletter

Assine nossa Newsletter para receber as ultimas notícias do mundo automotivo direto em sua caixa de e-mail.